Japão realiza eleições na Câmara Alta

Um total de 370 candidatos participam do pleito onde serão eleitos 124 senadores dos 245 que compõem a Câmara Alta, que corresponde ao Senado.
Eleicoes no Japao Foto Reproducao Kyodo 210719
Foto: Reprodução / Kyodo

O Japão está realizando neste domingo (21) eleições para escolher cerca da metade das cadeiras da Câmara Alta do Japão, que corresponde ao Senado, nas quais o partido governante do primeiro-ministro Shinzo Abe espera revalidar sua grande maioria.

As sessões eleitorais abriram na maior parte do país às 8h (horário local, 21h de sábado em Brasília) e fecharão às 20h (9h em Brasília).

As primeiras pesquisas de boca de urna serão publicadas nas últimas horas do dia, mas os resultados definitivos só serão conhecidos na segunda-feira (22).

Um total de 370 candidatos participam do pleito onde serão eleitos 124 senadores dos 245 que compõem o Senado, segundo a reforma do sistema eleitoral japonês, que acrescenta três novas cadeiras à Câmara Alta.

As demais serão decididas nas próximas eleições, previstas para 2022, nas quais também serão acrescentadas mais 3 vagas ao Senado para elevar seu número total para 248.

O pleito de hoje é visto como um termômetro do apoio público ao governo de Abe, que está há seis anos e meio no poder e a caminho de se tornar um dos líderes japoneses com mais tempo no cargo.

Entre os temas que dominaram a campanha eleitoral se destacam o novo aumento do imposto sobre o consumo, previsto para outubro próximo, a reforma do artigo pacifista da Constituição com que Abe quer impulsionar as Forças de Autodefesa (Exército), e a sustentabilidade do sistema nacional de previdência.

A coalizão governante formada pelo Partido Liberal Democrata (PLD) de Abe e o budista Komeito esperam reforçar seu controle da Câmara Alta, onde possuem mais de 60% das cadeiras desde as últimas eleições de 2016.

Para impulsionar a reforma constitucional, que é uma das prioridades políticas de Abe, é necessário o apoio de dois terços do Senado, uma proporção que já ele tem, com apoio de outras legendas.

A Carta Magna japonesa concede mais poder à Câmara Baixa do Parlamento, para a qual se realizam eleições a cada quatro anos, e cujas decisões prevalecem sobre as da Câmara Alta.

Com Agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Festiva do Japao em Santa Catarina Foto Mafalda Press

5º Festival do Japão em SC acontece no Museu Histórico em agosto

Next Article
Campos de lavanda na Fazenda Tomita Foto Kyodo

Campos de lavanda estão em plena floração no norte do Japão

Related Posts