Inflação no Japão tem o menor crescimento desde julho de 2017

O núcleo da inflação ao consumidor japonês cresceu pelo 32º mês seguido, mas o ritmo de crescimento continua desacelerando.
Preços no Japão | ©Shizuo Kambayashi/AP
©Shizuo Kambayashi

Atualizado em 22/09/2019

O principal indicador da inflação ao consumidor do Japão avançou pelo 32º mês consecutivo em agosto, mas seu ritmo de crescimento foi o mais lento em mais de dois anos, devido aos custos mais baixos do petróleo e ao fraco crescimento econômico, mostraram dados do governo na sexta-feira, sinalizando os desafios do Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) em cumprir sua meta de alta de preços de 2%.

Os dados manterão o Banco do Japão sob pressão para acelerar um já massivo programa de estímulo para afastar os riscos que poderiam atrasar o alcance da meta de inflação.

O relatório do Ministério de Assuntos Internos mostra que o núcleo do Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), que inclui derivados de petróleo, mas exclui preços de alimentos frescos, aumentou 0,5% em agosto ante o mesmo mês do ano anterior.

O resultado vem em linha com a previsão média do mercado e mostra desaceleração no crescimento depois de subir 0,6% em julho. A leitura em agosto é a menor taxa desde julho de 2017, quando o índice também subiu apenas 0,5% em termos anualizados.

“A desaceleração do crescimento global, o iene forte e a queda nos custos do petróleo estão pressionando os preços no atacado. Há uma forte chance de que isso se espalhe para os preços ao consumidor”, disse Takeshi Minami, economista-chefe do Instituto de Pesquisa Norinchukin.

“Se o iene se valorizar e ameaçar afetar o impulso aos preços, o BOJ afrouxará a política monetária no próximo mês”, disse ele.

Já o chamado núcleo do núcleo do CPI, que exclui os efeitos dos custos voláteis de alimentos e de energia, e que é considerado medida principal do BOJ para acompanhar a economia, cresceu 0,6% em agosto em relação ao ano anterior, inalterado em relação a julho.

Por sua vez, os preços da energia, que contribuem menos para os ganhos dos preços desde outubro do ano passado, caíram pela primeira vez desde janeiro de 2017.

O BOJ se reúne novamente em 30 e 31 de outubro para decidir sobre a política monetária e também fazer uma revisão trimestral de suas previsões de crescimento e preço.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência Reuters | NHK News | Bloomberg.

Total
0
Shares
Previous Article
KitKat Origami Foto Nestle Japan

KitKat no Japão tem embalagem ecológica que vira origami

Next Article
Tufao Tapah Foto Reproducao NHK

Tufão Tapah chegará ao sudoeste do Japão nas próximas horas

Related Posts