Tufão Lan chega ao Japão no dia das eleições

Agência Meteorológica Japonesa pediu aos cidadãos para votem antecipadamente por causa do perigo.
Tufao Lan sobre o Japao as 9h00 UTC de 21 10 2017 Foto Satelite JMA min
Localização do tufão Lan sobre o Japão às 9h10 UTC de 21/10/2017 (Foto: Satélite Himawari / JMA)

O poderoso tufão Lan está se aproximando rapidamente do Japão e tem grandes chances de tocar terra no domingo, dia das eleições legislativas no pais, o que poderá afetar a votação.

Segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA), o tufão Lan, classificado como “forte”, avança a 15km/h na direção de Okinawa, na região sul, e deve chegar à terra entre domingo e segunda-feira, nos litorais das ilhas de Kyushu, Shikoku e Honshu, onde está Tóquio, a capital do país.

Algumas ilhas afastadas do sudoeste do país anteciparam a votação, e os cidadãos já foram às urnas neste sábado para que as cédulas possam ser levadas de barco aos centros de apuração antes da chegada do tufão, informou a emissora “NHK”.

A Agência Meteorológica Nacional fez ontem uma inusual recomendação para que os cidadãos votem antecipadamente por causa do perigo da ocorrência de “fortes ventos, chuvas e ondas” no país no domingo, o que pode gerar deslizamentos de terras e inundações.

As autoridades temem que as condições climáticas adversas tenham um forte impacto na participação das eleições de amanha, como ocorreu em 1979, quando um tufão atingiu Tóquio.

Naquele pleito, também para eleger a câmara baixa do parlamento, a participação foi de 53%, dez pontos percentuais a menos do que na eleição anterior.

O pior índice de participação já registrado nas eleições do Japão ocorreu em dezembro de 2014, quando apenas 52% das pessoas aptas a votar foram às urnas.

Da Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Shinzo Abe em campanha eleitoral Foto Kyodo PU5672T

Shinzo Abe segue como favorito em véspera de eleições no Japão

Next Article
Ondas passaram de 3 metros na costa leste japonesa Foto Kyodo min

Tufão Lan faz 2 mortos no Japão

Related Posts