Japão emite alerta de tsunami após terremoto de 7,3 graus atingir Fukushima

Alerta de tsunami foi emitido para Fukushima, Miyagi, Ibaraki, Iwate e Chiba, com ondas entre 1 e 3 metros.
Terremoto atinge Fukushima em 22 11 2016 Foto JMA
O mapa mostra o epicentro do tremor e áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um forte terremoto com magnitude preliminar de 7,3 graus na escala Richter atingiu a costa da cidade de Fukushima, no nordeste do Japão, nesta terça-feira (data local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), que emitiu um alerta de tsunami com possíveis ondas de até três metros.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às s 05h59 de terça-feira (18h59 desta segunda-feira em Brasília), registrado na costa de Fukushima, a uma profundidade de 10 quilômetros.

Um alerta de tsunami foi emitido para várias províncias de Tohoku (nordeste): Fukushima (ondas de até 3 metros), Miyagi, Ibaraki, Iwate e Chiba (ondas de 1 metro). A JMA pediu para a população nessas áreas, principalmente em Fukushima, procurar imediatamente locais elevados.

O tremor foi sentindo em uma ampla área de Tohoku e em regiões próximas, atingindo intensidade máxima de 5- graus na escala japonesa, que vai até 7, em  em Fukushima, Ibaraki e Tochigi – a magnitude na escala Richter equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

Fukushima fica a 250 quilômetros ao norte de Tóquio e a cidade abriga a usina nuclear Fukushima Daiichi, que foi destruída por um enorme tsunami após o devastador terremoto em 2011.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Porto de Tóquio | Foto: Reprodução/YouTube/AFP

Premiê japonês afirma que continuará promovendo livre-comércio

Next Article
Tsunami em Tohoku Foto Reproducao NHK

Ondas de tsunami chegam à costa do Japão após forte terremoto

Related Posts