Premiê japonês afirma que continuará promovendo livre-comércio

O governo japonês está preocupado porque a Parceria Trans-Pacífico não sairá do papel sem os EUA.
Porto de Tóquio | Foto: Reprodução/YouTube/AFP
©Getty/Free

Durante a reunião de cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), que está em curso no Peru, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, enfatizou a importância do acordo de livre-comércio da Parceria Trans-Pacífico (TPP) e afirmou que Tóquio continuará promovendo o acordo, mesmo sem a confirmação de que os Estados Unidos ratificará o acordo, informou nesta segunda-feira (21) a emissora pública ‘NHK’.

De acordo com a emissora estatal, Abe observou que o acordo poderia dar origem a um bloco econômico baseado em regras livres e justas. Afirmou ainda que o TPP é uma fonte de crescimento econômico global e que Tóquio pretende continuar promovendo a política.

O premiê avaliou que a economia global está enfrentando mudança inesperada e alertou aos líderes presentes na cúpula sobre opiniões céticas em relação à globalização do livre-comércio.

O líder da terceira maior economia do mundo também enfatizou que os países precisam se mobilizar em prol das políticas de reforma financeira, monetária e estrutural, a fim de evitar que a economia global entre em uma nova crise.

É preciso que todos trabalhem em conjunto para colocar a economia mundial de volta aos trilhos, afirmou ele, acrescentando que “o livre-comércio é a fonte do crescimento econômico mundial”.

Abe afirmou ainda que o acordo TPP se transformará na base para o crescimento e levará à criação da Área de Livre Comércio da Ásia-Pacífico, conforme noticiou a ‘NHK’.

Segundo a agência de notícias Reuters, as declarações do primeiro-ministro japonês ocorrem depois que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, este mês, derrubou as esperanças de aprovação pelos EUA do acordo TPP. Isso porque o acordo foi escrito para que não possa ser implementado sem os Estados Unidos.

Em 4 de fevereiro deste ano, ministros e representantes de Estados Unidos, Japão, Austrália, Brunei, Canadá, Chile, Peru, Malásia, México, Nova Zelândia, Cingapura e Vietnã assinaram o Tratado da TPP na cidade de Auckland, na Nova Zelândia. O acordo histórico, que representa cerca de 40% do PIB mundial, ainda tem de ser ratificado independentemente por cada Estado para poder entrar em vigor.

Segundo a agência de notícias ‘Kyodo’, o futuro do tratado, no entanto, é incerto devido à reticência do Congresso dos Estados Unidos em aprová-lo e ao fato de que Donald Trump ter expressado oposição às condições do acordo.

Total
0
Shares
Previous Article
Toquio Shinjuku Foto Distribuicao Post Cards

Programas gratuitos para fazer em Tóquio

Next Article
Terremoto atinge Fukushima em 22 11 2016 Foto JMA

Japão emite alerta de tsunami após terremoto de 7,3 graus atingir Fukushima

Related Posts