Mesmo com riscos, Japão mantém avaliação otimista sobre a economia

A avaliação otimista vem em meio a forte desaceleração das exportações por causa da guerra comercial entre China e EUA.
Porto de Yokohama Foto TV Asahi
©Asahi

O governo do Japão decidiu manter sua avaliação otimista sobre a economia em dezembro, mesmo com as exportações desacelerando fortemente por conta da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, o que representa sérios riscos para o crescimento da terceira maior economia do mundo.

A economia do Japão está em recuperação gradual, disse o Gabinete nesta quinta-feira em seu relatório econômico mensal, que permaneceu inalterado em relação à sua avaliação no mês passado.

O Gabinete também manteve inalterada sua visão de que as exportações estão amplamente estáveis, mas isso não levou em conta os dados publicados na quarta-feira, que mostraram uma desaceleração mais rápida do que o esperado nas exportações em novembro.

O enfraquecimento dos dados econômicos da China, o declínio dos fluxos comerciais, a queda dos preços do petróleo e o recuo global dos rendimentos dos títulos apontam para um crescimento econômico mais lento no ano que vem, afetando o Japão devido ao
fato de suas fortunas estarem altamente ligadas à demanda externa. “A economia deve continuar se recuperando”, disse o Gabinete no relatório.

“No entanto, é preciso dar atenção aos riscos, incluindo o comércio global, economias estrangeiras e movimentos do mercado financeiro”.

O governo deixou inalterada sua avaliação de que os gastos do consumidor estão se recuperando devido a um aumento recente nos gastos com carros novos, viagens e refeições.

No entanto, a perspectiva é menos certa no próximo ano, já que o governo está programando elevar o imposto sobre vendas em todo o país para 10%, ante 8% em outubro.

Com Agência Reuters Brasil

Total
0
Shares
Previous Article
Carlos Ghosn Foto Arquivo AP 01 min

Japão anuncia nova acusação contra Ghosn

Next Article
Turistas notemplo Sensou ji em Toquio Foto Aflo Images min

Pela primeira vez, número de turistas no Japão passa dos 30 milhões

Related Posts