Morre a japonesa Nabi Tajima, a pessoa mais velha do mundo

Tajima completaria 118 anos em agosto próximo. Ela teve nove filhos e deixa mais de 140 descendentes.
Nabi Tajima em setembro de 2017 Foto Arquivo Asahi Shimbun 02 min
Nabi Tajima | Foto: Reprodução / Arquivo Asahi Shimbun

Atualizado em 25/04/2018


A japonesa Nabi Tajima, reconhecida por um grupe de pesquisa dos Estados Unidos como a pessoa mais velha do mundo, morreu ontem (21) aos 117 anos em um hospital na cidade de Kikai, na província de Kagoshima, no sul do Japão.

Ela passou a maior parte do tempo na cama nos últimos anos em uma casa de repouso e foi hospitalizada há cerca de um mês. A anciã já não falava mais e passava quase todo o tempo dormindo.

De acordo com a Kyodo News, ela nasceu em agosto de 1900 e criou nove filhos, sete homens e duas mulheres. Destes, ela teve mais de 140 descendentes. Tajima viveu em Kikai, um distrito de Kyushu, ao sul das quatro principais ilhas do Japão.

Quando as autoridades locais a visitaram no ano passado para comunicar-lhe o reconhecimento do Grupo de Pesquisas de Geriatria dos Estados Unidos (GRG, na sigla em inglês) como a pessoa mais velha do planeta, Tajima se mostrou contente e ensaiou uma dança quando um grupo de vizinhos cantou uma canção aos compassos de um instrumento tradicional.

Nabi havia se tornado a mulher mais velha do mundo há sete meses

O Guinness World Records (Livro Guinness dos Recordes) também vinha realizando pesquisas com o objetivo de reconhecer Tajima como a pessoa viva mais velha do planeta após a morte da jamaicana Violet Brown, também aos 117 anos.

De acordo com o GRG, após a morte de Tajima, a também japonesa Chiyo Miyako, de 116 anos e 354 dias, passou a ser a pessoa mais velha do mundo. Miyako fará 117 anos no dia 2 de maio.

“Atualmente, ela pode comer sozinha e passa todos os dias com boa saúde. Nós, como membros de sua família, estamos muito felizes com sua longevidade”, disse a família de Miyako em um comunicado.

Saiba mais
» Guinnes reconhece japonês de 112 anos como o homem mais velho do mundo
» Pela 1ª vez, mais da metade dos idosos no Japão tem 75 anos ou mais
» Número de pessoas centenárias passa dos 67 mil no Japão

O número de pessoas centenárias em Japão bateu um recorde de 67.824 em setembro passado, 2.132 mais que em 2016, segundo os dados mais recentes do Ministério de Saúde do Japão, que aproveita a comemoração do Dia do Idoso no país para publicar os dados.

O volume de centenários aumentou no Japão de maneira contínua desde 1971 e as autoridades preveem que esta tendência continue, principalmente devido aos avanços em matéria de tratamentos médicos e pela conscientização sobre a saúde. Aliás, Japão é o país com a maior expectativa média de vida do mundo.

Fontes: Kyodo News | Portal G1.

Total
0
Shares
Previous Article
Bob Dylan Foto Reproducao Getty min

Bob Dylan confirma participação em festival de música no Japão

Next Article
Turistas apreciam floracao das cerejeiras na ala leste do Palacio Imperial em Toquio Foto Japan Guide min

Gastos de turistas no Japão atingem nível recorde em março

Related Posts