Princesa Mako retorna ao Japão após viagem à América do Sul

A sobrinha mais velha do imperador Naruhito representou o Japão nas celebrações de 120 anos da imigração japonesa para os países sul-americanos.
Princesa Mako na America do Sul Kyodo
Princesa Mako | Kyodo

A princesa Mako, sobrinha mais velha do imperador Naruhito, do Japão, aterrissou no aeroporto Haneda, em Tóquio, na manhã de segunda-feira, retornando de uma viagem oficial ao Peru e à Bolívia para marcar o aniversário de 120 anos do início da imigração japonesa para os países sul-americanos.

Mako, de 27 anos, que iniciou sua viagem à América do Sul em 9 de julho, participou de cerimônias de comemoração em Lima e em Santa Cruz, onde encontrou peruanos e bolivianos descendentes de japoneses e fez cortesias aos presidentes dos dois países durante sua viagem.

Foi sua primeira visita oficial ao exterior desde que o imperador Naruhito subiu ao trono em maio. A filha mais velha do príncipe herdeiro Akishino (Fumihito), irmão mais novo do imperador, também visitou as antigas ruínas incas de Machu Picchu, no Peru, sítio declarado Patrimônio Mundial da Unesco.

Príncipe herdeiro vai à exposição de cerâmicas em Tóquio

Enquanto isso, na segunda-feira, o Príncipe Fumihito e a esposa, a princesa Kiko, visitaram o Museu de Arte Shoto, no distrito de Shibuya, em Tóquio, para assistir a uma exposição especial que celebra 100 anos de utensílios de mesa japoneses da fabricante Okura Art China Inc.

As louças de classe produzidas pelo fabricante japonesa são usadas pelo ex-imperador Akihito e pela ex-imperatriz Michiko, que após a abdicação ganharam o título de Imperador e Imperatriz Eméritos – os pais do imperador e do príncipe herdeiro.

A exposição vai até o sábado (27) e inclui um conjunto de utensílios de mesa com o mesmo design que foi usado pelo imperador Naruhito durante sua cerimônia “hashizome”, que é tradicionalmente realizada quando um bebê começa a comer alimentos sólidos.

“É simples, mas agradável”, disse o príncipe herdeiro ao contemplar um prato com uma flor da Vila Imperial de Nasu, na província de Tochigi, para comemorar os aniversários do Imperador Showa e da Imperatriz Kojun – os falecidos avós do imperador e do príncipe herdeiro.

A Okura Art China, fundada em 1919, produz porcelana branca de puríssimo teor e, apesar de delicada, é extremamente resistente. A companhia exporta seus produtos para o exterior, conforme noticiou a Kyodo.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
Incendio em estudio em Kyoto Foto Reproducao Asahi Shimbun 02

Homem que incendiou estúdio no Japão é jogador recluso de videogame, diz vizinho

Next Article
Bandeira japonesa no alto da cúpula do Banco do Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg

Japão diz que a economia segue em recuperação moderada

Related Posts