Japão, China e Coreia do Sul firmam acordo de cooperação regional

Importante acordo envolve preservação do meio ambiente, redução de risco de desastres e desenvolvimento sustentável na Ásia.
Bandeiras de Japao China Coreia do Sul Foto Shutterstock 30 11 2014
Foto: Shutterstock

Representantes de Japão, China e Coreia do Sul firmaram um importante acordo que visa promover a cooperação com outros países na Ásia em áreas como preservação ambiental e redução do risco de desastres, informou nesta quinta-feira (22) o canal online da emissora estatal japonesa ‘NHK’.

Em um encontro realizado na quarta-feira (21) em Pequim, o ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Taro Kono, e suas contrapartes, os chanceleres Wang Yi, da China, e Kang Kyung-wha, da Coreia do Sul, formularam o relatório sobre a cooperação denominada “Trilateral+X”, segundo a ‘NHK’.

O documento diz que “devido ao grande número de países em desenvolvimento na Ásia e ao grave problema do desenvolvimento desigual e inadequado enfrentado pelo continente, é imperativo explorar novas áreas e modelos visando melhorar a cooperação trilateral”.

Os três países asiáticos planejam explorar projetos e modelos específicos para cooperação que sejam voluntários, em pé de igualdade, abertos, transparentes e que gerem resultados vantajosos para as partes envolvidas.

O acordo cita economias sustentáveis, preservação ambiental e ecológica e redução do risco de desastres como grandes áreas de cooperação.

A lista consta ainda como prioridades cooperação voltada à saúde, atenuação da pobreza e promoção de intercâmbios interpessoais na região asiática.

Conflito entre Japão e Coreia do Sul

A cooperação trilateral ocorre em um momento que as relações entre Coreia do Sul e Japão, no entanto, estão em seu pior nível em décadas. O conflito inclui a recente retirada de Seul da lista de parceiros preferenciais de Tóquio.

SAIBA MAIS
Japão veta Coreia do Sul na lista de parceiros preferenciais

O desafeto entre os dois países vizinhos é baseado em uma antiga disputa relativa a indenizações e compensações aos sul-coreanos por trabalhos forçados a empresas japonesas durante a Segunda Guerra Mundial.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência EFE | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Maratona aquatica na Baia de Toquio Foto Getty Images 080819

Alto nível de bactéria nas águas da Baía de Tóquio preocupa comitê olímpico

Next Article
Projeto de arranha ceu em Toquio Foto Mori Building

Mori Building construirá arranha-céu mais alto do Japão

Related Posts