Bolsa de Tóquio fecha em queda com realização de lucros

O recuo vem após um forte avanço do Nikkei na sexta-feira, quando atingiu o nível mais alto em quase 7 anos.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em queda nesta segunda-feira (22), refletindo um movimento de realização de lucros após o forte avanço do índice Nikkei na sexta-feira passada, quando atingiu o nível mais alto em quase 7 anos, em reflexo a forte tendência de alta do dólar sobre o iene nas últimas semanas. Nesta segunda, no entanto, o dólar caiu em Tóquio, voltando ao patamar dos 108 ienes.

 

Bolsa de Tóquio (Foto: Aflo Images)
O recuo vem após um forte avanço do Nikkei na sexta-feira, quando atingiu o nível mais alto em quase 7 anos (Foto: Aflo Images)

 

No final das negociações, o índice Nikkei 225, dos principais valores da Bolsa de Tóquio, recuava 115,27 pontos, queda de 0,71%, situando-se nos 16.205,90 pontos, após encerrar aos 16.321,17 pontos na sessão anterior, o seu melhor resultado desde 2 novembro de 2007, terminando a semana com valorização acumulada em 2,3%.

Segundo o jornal Nikkei, o resultado de hoje foi conduzido por recuo de ações do setor de comunicações e de transporte marítimo.

No mercado de câmbio de Tóquio, o dólar recuou em relação ao iene nesta segunda. Às 17hs, no horário local, a moeda dos Estados Unidos estava cotada a 108,89-91 ienes, de 109,10-11 ienes do fechamento de sexta-feira.

O dólar rompeu brevemente acima de 109 ienes no período da manhã, antes de cair para o nível de 108 ienes após o meio-dia, seguindo nesse nível o resto do dia. “O mergulho pode ter sido influenciado pelos comentários do ex-presidente do Banco do Japão, Kazumasa Iwata, que declarou em uma entrevista que o iene está subvalorizado”, disse Yuzo Sakai, gerente de câmbio da Tokyo Forex & Ueda Harlow.

“O efeito dos comentários de Iwata deve ser temporário, mas eles adicionaram combustível ao iene em meio a cautela antes do feriado de Equinócio no Japão (na terça-feira)”, concluiu Sakai.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa de 0,19%

Next Article

Resultados do 9º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Related Posts