Japão oferece US$1,1 bilhão em ajuda à Síria e países afetados na região

Shinzo Abe anunciou o compromisso durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU.
Refugiado sirios fogem de intensos combates no norte da Siria Foto Reproducao Alarabiya
Refugiado sírios fogem de intensos combates no norte da Síria (Foto: Reprodução/Alarabiya)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu mais de US$ 1,1 bilhão em ajuda humanitária à Síria, Iraque e outros países do oriente médio. Abe anunciou o compromisso na quarta-feira (21) em Nova York, durante uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a Síria e países que sofrem com a violência do extremismo.

Em discurso, o líder japonês explicou um plano para reconstruir os países afetados na região. Segundo ele, o montante será utilizado em alimentos, água e medicamentos, que incluem vacinas, além da promoção da educação e treinamento vocacional. O premiê afirmou que o Japão vai trabalhar com organizações internacionais para colocar os programas em prática.

Abe disse que “encorajando mulheres a exercerem um papel maior na sociedade, e por meio do apoio aos jovens socialmente isolados, os países que receberão o auxílio podem prevenir a disseminação do extremismo violento, se tornando mais resilientes”.

O premiê do Japão também se mostrou preocupado com a situação na Síria, onde o cessar-fogo entre governo e forças antigovernamentais está ameaçado. A trégua, negociada por Estados Unidos e Rússia, teve início na semana passada.

Nesta quinta-feira (22), o presidente da Síria, Bashar al-Assad, rejeitou acusações dos Estados Unidos de que aviões sírios e russos tenham atacado um comboio de ajuda humanitária que seguiria para Aleppo e também negou que suas tropas tivessem impedido a entrada de alimento em áreas controladas por rebeldes.

Em entrevista à agência Associated Press, Assad culpou os EUA pelo colapso do cessar-fogo que muitos esperavam que pudesse dar alívio ao país em guerra.

Fonte: NHK World Japan.

Total
0
Shares
Previous Article
Kaisei perde para KIsenosato no 12 dia do torneio de outono Foto Reproducao NHK

Resultados do 12º dia do Grande Torneio de Sumô de Outono

Next Article
Dolar Foto Aflo Images PE0066358 900x600 01 02 2016

Dólar fecha em alta após duas quedas seguidas

Related Posts