Tufão Tapah chegará ao sudoeste do Japão nas próximas horas

Com ventos fortes e chuvas torrenciais, Tapah deve atingir Nagasaki na madrugada de segunda-feira, após deixar 21 feridos no sul do país.
Tufao Tapah Foto Reproducao NHK
Foto: Reprodução / NHK

O potente tufão Tapah poderá tocar o solo no sudoeste do Japão nas próximas horas, segundo anunciou a Agência Meteorológica Japonesa (JMA, na sigla em inglês). O órgão adverte que o fenômeno sustenta ventos fortes e chuvas torrenciais, o que provocou o cancelamento neste domingo (22) de centenas de voos domésticos.

O fenômeno, que é o 17º tufão da temporada no Pacífico, sustenta ventos que podem alcançar até 162 km/hora. Tapah deve atingir a cidade de Nagasaki na madrugada de segunda-feira (23), de acordo com a JMA.

O trajeto previsto passa pelo estreito da Coreia, que separa o Japão da península coreana, e depois segue em direção ao norte do Japão, onde poderia perder força, indicou a agência.

O tufão provocou o cancelamento de mais de 400 voos domésticos, informou a emissora estatal japonesa NHK.

“Sejam prudentes por conta dos riscos de ventos violentos, ondas grandes e deslizamentos de terra ”, afirma um comunicado da Agência Japonesa de Gestão de Incêndios e Catástrofes Naturais.

Em sua passagem pelo sul do Japão, Tapah provocou perturbações nos transportes e deixou 21 pessoas feridas, principalmente em Okinawa, ilha no extremo ao sul do país.

Algumas áreas Kyushu, ilha no sul do arquipélago, registraram cerca de 450 milímetros de chuva até as 17h locais deste domingo (5h no horário de Brasília). A JMA emitiu alerta de deslizamentos para certas áreas nas províncias de Miyazaki, Kumamoto, Oita e Tokushima.

Japão é atingido por dois potentes tufões em uma semana

Este é o segundo tufão classificado como potente que atinge o Japão em menos de duas semanas.

Na semana retrasada, a passagem do tufão Faxai por Tóquio deixou três mortos e dezenas de feridos, além de ter provocado cortes de energia elétrica e graves perturbações nos transportes em uma ampla área da região metropolitana de Tóquio.

SAIBA MAIS
Japão tem prejuízo de US$ 290 milhões na agricultura por causa de tufão
Milhares de residências continuam sem luz no leste do Japão

A província de Chiba, a mais afetada pelo Faxai, continua com milhares de residências sem energia, acumulando prejuízos de milhões de dólares na agricultura local.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: France Press | NHK News | JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Preços no Japão | ©Shizuo Kambayashi/AP

Inflação no Japão tem o menor crescimento desde julho de 2017

Next Article
Naomi Osaka vence WTA de Osaka 2019 Foto Kyodo

Tênis: Naomi Osaka conquista WTP no Japão

Related Posts