Toyota planeja virar empresa de mobilidade

A maior montadora do Japão está desenvolvendo veículos elétricos para curtas distâncias, tais como triciclo e minicarro com 2,4 metros de comprimento.
Patinete elétrico da Toyota Foto DIvulgação
Patinete elétrico da Toyota será lançado em 2020 | Divulgação

Pensando em desenvolver veículos para deslocamentos de curta distância, a Toyota Motor anunciou nesta terça-feira (22), no Japão, que planeja se tornar uma empresa de mobilidade. A montadora número 1 do Japão vai lançar um tipo de patinete de 3 rodas em 2020, no mercado japonês, além do seu minicarro elétrico que leva apenas duas pessoas.

“Queremos oferecer modos de mobilidade segura para as pessoas utilizarem no dia a dia”, disse Akihiro Yanaka, chefe de planejamento de veículos elétricos da Toyota.

O público alvo desses veículos, chamados de BEV (sigla para battery electric vehicle, ou “veículo elétrico de bateria”, em português) serão principalmente jovens e pessoas mais velhas que precisam se movimentar poucos quilômetros por dia.

Eles também têm a finalidade de ajudar na locomoção de pessoas com deficiência física ou dificuldades de locomoção.

Para 2021, a empresa promete mais dois veículos elétricos leves: uma versão do patinete elétrico com assento e um puxador elétrico que pode ser acoplado a uma cadeira de rodas.

A montadora diz que está se tornado uma empresa de mobilidade, não mais apenas uma empresa automotiva. Ainda dentro da sua linha de elétricos compactos, a Toyota tem o i-Road, que é um veículo misto dentre moto e carro, que possui 3 rodas.

Patinete de 3 rodas

Feito para rodar em áreas de pedestres, o futuro ‘patinete’ da Toyota é diferente daqueles compartilhados que existem no Brasil. Ele se parece mais como um segway, no qual o usuário vai em pé, e seu uso deve ser prioritário em monitoramento de shoppings e condomínios.

Suas dimensões são de 1.200 mm de altura, 700 mm de largura e 700 mm de comprimento. De acordo com a montadora, o veículo pode rodar 14 quilômetros com uma carga de bateria. Sua velocidade máxima é de 10 km/h e o tempo de recarga de 2,5 horas.

Toyota mobilidade Foto Divulgação
Elétricos Toyota mobilidade | Divulgação

O modelo foi baseado no conceito I-Walk, apresentado no Salão de Tóquio de 2017. Além do patinete, a montadora terá, em 2021, um veículo similar com assento e um puxador para ser acoplado a cadeiras de roda.

Minicarro elétrico com menos de 2,5 metros

Na semana passada, a Toyota revelou o minicarro Ultra Compact BEV, que chegará ao mercado japonês em 2020, durante os Jogos Olímpicos de Tóquio.

Com espaço para duas pessoas, o carro apresenta apenas 2,49 metros de comprimento. Em vias de comparação, os compactos Smart Fortwo e Toyota iQ têm 2,69 metros e 2,98 metros, respectivamente.

Toyota Ultra Compact BEC
Toyota Ultra Compact BEC | Divulgação

O Ultra Compact BEV tem cerca de 100 km de autonomia e velocidade máxima de 60 km/h. Uma carga completa leva cerca de cinco horas.

Total
0
Shares
Previous Article
Canudos japoneses reutilizáveis Foto Kyodo

Japoneses evitam canudos reutilizáveis por causa da ‘limpeza’

Next Article
Pessoas no centro comercial de Ginza, em Tóquio | Foto: Reprodução/Kyodo

Japão é 3º no ranking de países com o maior número de milionários

Related Posts