Japão registra déficit comercial bem acima do esperado em outubro

As importações japonesas estão sendo prejudicadas pelas crescentes tensões comerciais com os EUA.
Porto de Toquio Foto Reproducao Nikkei Asian Review 20 11 18 min
©Nikkei Asian Review

As exportações do Japão ficaram abaixo da projeção do mercado para o mês de outubro, o que resultou em um déficit comercial bem maior do que o esperado, em meio a tensões comerciais e crescente pressão para reduzir seu superávit com os EUA.

Dados do Ministério de Finanças japonês divulgados na terça-feira (20) mostram que o país teve déficit em sua balança comercial de 449,3 bilhões de ienes (US$ 3,95 bilhões) no mês passado. O número é mais de nove vezes maior do que o saldo negativo de 47,7 bilhões de ienes previsto numa pesquisa conduzida pelo jornal Nikkei.

As exportações do Japão subiram 8,2% em outubro ante igual mês do ano passado, ficando abaixo da projeção do mercado, de alta de 9%. Já as importações saltaram 19,9% na mesma comparação.

Na semana passada, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, criticou o superávit de longa data do Japão com os EUA, com o argumento de que produtos e serviços americanos enfrentam barreiras em demasia do governo japonês.

Mediante isso, as autoridades japonesas permanecem cautelosas sobre o impacto econômico geral dos conflitos comerciais internacionais. Além disso, uma série de desastres naturais que atingiram o Japão aumentou a pressão sobre as fábricas, interrompendo a produção e a distribuição física no terceiro trimestre.

Produto Interno Bruto (PIB)  japonês retrocedeu 1,2% em termos anualizados para o período entre julho e setembro.

A série de desastres naturais que castigaram o país asiático no terceiro trimestre incluem, principalmente, as graves inundações no oeste do país em julho, o poderoso tufão que causou estragos na cidade de Osaka e arredores no início de setembro e o forte terremoto em Hokkaido em torno das mesmas datas.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão | Agência EFE.

Total
0
Shares
Previous Article
Trabalhadores no Japao Foto Kyodo Bloomberg 12 2016

Japão quer elevar de 65 para 70 anos a idade de aposentadoria

Next Article
Seis pessoas são encontradas mortas em residencia no sul do Japao NHK min

Seis pessoas são encontradas mortas em residência no sul do Japão

Related Posts