Japão louva acordo de cessar-fogo na Síria

O acordo foi anunciado ontem pelos EUA e Rússia. O conflito na Síria deixou mais de 260 mil mortos desde seu início, em 2011.
Conflito na Siria Foto Reproducao TV Aljazeera

O ministro japonês dos Negócios Estrangeiros, Fumio Kishida, saudou o acordo anunciado na segunda-feira pelo secretário de Estado americano, John Kerry, e pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, sobre os termos para uma interrupção nacional nas hostilidades na Síria marcada para entrar em vigor dia 27 de fevereiro.

Nesta terça-feira (23), o chanceler japonês disse à imprensa que “faz votos para que todos os envolvidos no conflito sigam a resolução do Conselho de Segurança da ONU”, que vem buscando incessantemente para mediar o processo de paz na Síria.

Kishida acrescentou que o Japão vai coordenar atentamente esforços políticos com outros países. Além disso, “a diplomacia japonesa vai concentrar suas forças no apoio humanitário à Síria”, a fim de ajudar na estabilização da situação no país.

Sinal de Esperança
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, também saudou a decisão do cessar-fogo. “Acima de tudo, o acordo “é um sinal de esperança há muito aguardado pelo povo sírio que após cinco anos de conflito possa haver um fim à vista para o seu sofrimento”, disse ele.

Ban fez um apelo aos envolvidos que respeitem os termos do acordo e afirmou que há muito trabalho à frente para garantir sua implementação.

O chefe da ONU declarou ainda que o escritório do enviado especial para Síria está pronto para apoiar a implementação do acordo, tanto na região, em Damasco, quanto em Genebra.

Acordo
O acordo de cessar-fogo entrará em vigor na Síria em 27 de fevereiro às 0h hora de Damasco (23h do dia 26 no horário de Brasília), segundo o comunicado comum entre os Estados Unidos e a Rússia, divulgado na segunda-feira (22) pelo Departamento de Estado em Washington.

Esta interrupção das hostilidades – que fizeram dezenas de milhares de mortos e milhões de refugiados em cinco anos – não incluirá o grupo Estado Islâmico e a Frente Al-Nosra, o ramo sírio da Al-Qaeda, de acordo com o comunicado.

“Esta interrupção das hostilidades se aplicará às partes envolvidas no conflito que indicaram que aplicarão e respeitarão os termos” do acordo, acrescenta o comunicado.

As partes têm até 26 de fevereiro às 12h (7h de Brasília) para informar aos Estados Unidos e à Rússia de sua adesão ao acordo.

A oposição síria disse que aceita o cessar-fogo se “condições humanitárias” sejam cumpridas.

O Alto Comitê de Negociações do principal grupo opositor afirmou que responde “positivamente aos esforços internacionais para alcançar o fim das hostilidades”, mas condicionado a levantamento dos cercos às cidades, liberação de prisioneiros, fim dos bombardeios contra civis e entrega de ajuda humanitária.

Já Bashar al-Zoubi, chefe do gabinete político do Exército Yarmouk, que é parte do Exército Sírio Livre, afirmou que a não inclusão de grupos extremistas no cessar-fogo daria cobertura para o presidente Bashar al-Assad e os seus aliados russos seguirem com os ataques a territórios controlados pela oposição, onde rebeldes e facções militantes se encontram muito próximos.

“A Rússia e o regime vão atacar as áreas dos revolucionários sob o pretexto da presença da Frente Nusra, e você sabe o quão misturadas essas áreas são. Se isso ocorrer, a trégua entra em colapso”, afirmou ele.

Desde que iniciou os ataques aéreos em apoio a Assad em setembro, a Rússia ajudou a abrir caminhos para avanços importantes das forças de governo num conflito que preocupa várias potências regionais e mundiais.

O Exército sírio é apoiado por Moscou, pelo Irã e por combatentes do Hezbollah, do Líbano. Já os rebeldes têm o apoio dos Estados Unidos, Turquia e Arábia Saudita.

O conflito na Síria deixou mais de 260 mil mortos desde seu início, em 2011.

Fontes: NHK News | Agência Kyodo | Agência AFP.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Death Note Foto Reproducao Montaagem MN

Versão hollywoodiana de ‘Death Note’ será vetada para menores

Next Article
Principe Naruhito em 23 02 2016 Foto Kyodo Agencia da Casa Imperial do Japao

Príncipe herdeiro ao trono do Japão completa 56 anos

Related Posts