Prestes a assumir trono do Japão, príncipe herdeiro completa 57 anos

Naruhito aproveitou seu aniversário para expressar “prontidão em ascender ao trono japonês”.
Principe Naruhito completa 57 anos Foto Reproducao NHK
Foto: Reprodução/NHK

O príncipe herdeiro do trono do Japão, Naruhito, completou 57 anos de idade nesta quinta-feira (23). De acordo com a emissora pública ‘NHK’, “Naruhito aproveitou a ocasião de seu aniversário para expressar sua prontidão em ascender ao Trono do Crisântemo”, em vista de que seu pai, o Imperador Akihito, provavelmente abdicará no final do próximo ano, segundo noticiou a imprensa japonesa.

Trata-se da primeira vez que Naruhito comenta sobre a abdicação do imperador de 83 anos, que manifestou desejo de deixar o trono em agosto passado.

De acordo com a ‘NHK’, Naruhito falou a repórteres um dia antes de seu aniversário. Ele disse que ouviu atentamente a mensagem de seu pai gravada em vídeo e transmitida em cadeia nacional em agosto de 2016, no qual o imperador manifesta aparente intenção de abdicar.

O príncipe herdeiro explicou que “encara seriamente as palavras do imperador”, afirmando que “sempre as levará em consideração ao desempenhar suas próprias funções”, referindo-se aos pensamentos do imperador sobre seu papel como símbolo do Estado sob a Constituição Japonesa, conforme noticiou hoje a agência de notícias ‘Kyodo’.

Desafio do governo para mudar as leis que impedem a abdicação
Após o anúncio de Akihito no ano passado, em discurso televisionado para todo o país, o governo estabeleceu um painel de especialistas para estudar a melhor forma de proceder com a questão, repleta de desafios históricos e legais.

A Constituição japonesa, que entrou em vigor em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial, bem como as leis originais que regem a Casa Imperial japonesa, que entrou em vigor na mesma época, veta a possibilidade de abdicação. Contudo, o governo do primeiro ministro japonês, Shinzo Abe, tem se empenhado para satisfazer o desejo do imperador.

Saúde debilitada do imperador Akihito
Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, com uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata.

Desde então, o imperador começou a delegar a seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, algumas obrigações de sua agenda.

Controversa linha de sucessão do trono japonês
Naruhito tem uma filha única, a princesa Aiko, de 15 anos, mas ela não poderá herdar o trono porque as leis da Casa Imperial Japonesa permitem somente imperadores homens. Com isso, na fila de sucessão vêm, logo em seguida à Naruhito, o irmão mais novo dele, Akishino, e Hisahito, de 10 anos, filho de Akishino.

A opinião pública tinha visto o processo legislativo, empreendido para facilitar a renúncia do monarca em favor de seu primogênito, como uma via para reabrir o debate sobre outras possíveis modificações, como permitir o acesso de mulheres ao Trono do Crisântemo, uma questão foi abordada anteriormente após o nascimento da única filha de Naruhito.

Se realmente ocorrer, abdicação de Akihito será a primeira na linha sucessória imperial japonesa desde a do imperador Kokaku, em 1817.

Abdicação de Akihito e ascensão de Naruhito ao trono japonês
No dia 11 de janeiro deste ano, os principais jornais japoneses, ‘Yomiuri’, ‘Asahi’, ‘Mainichi’ e ‘Nikkei’, citaram fontes afirmando que o “príncipe Naruhito vai suceder o pai no primeiro dia do Ano Novo em 2019”.

“O governo planeja deixar o imperador Akihito abdicar em 31 de dezembro de 2018 e mudar para uma nova era [Era Heisei sob Akihito] com a ascensão do príncipe Herdeiro Naruhito ao Trono do Crisântemo logo no dia seguinte, disseram fontes”, destacou o jornal ‘Asahi’.

*Confira vídeo com o discurso, na íntegra, do príncipe herdeiro (em japonês).

Total
0
Shares
Previous Article
Moradores protestam em frente a base aerea de Kadena Foto EFE Kyodo

Governo japonês é ‘condenado’ a indenizar moradores em Okinawa

Next Article
Ilhas Curila ou Territorio do Norte Foto GoogleMaps Montagem Mundo Nipo

Japão protesta contra presença militar russa em ilhas disputadas

Related Posts