Exportações do Japão sobem 7,8% ao ano em abril

Trata-se do décimo sétimo mês consecutivo de expansão mensal das exportações japonesas.
Porto comercial de Yokohama Foto Reproducao CCN 900x550 min
©CCN

As exportações do Japão cresceram 7,8% em abril na comparação anual, o que marca o décimo sétimo mês consecutivo de expansão mensal, segundo dados divulgados no início desta semana pelo Ministério de Finanças do país, sinalizando que o avanço foi impulsionado pela forte demanda de carros nos Estados Unidos.

O aumento das exportações globais do Japão no quarto mês deste ficou praticamente em linha com a alta de 8% estimada por economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.

Enquanto isso, as importações japonesas avançaram 5,9% em abril em relação a um ano antes, uma alta que afetou a balança comercial do Japão, que teve superávit de 626 bilhões de ienes em abril, abaixo da estimativa de 797 bilhões de ienes feita pelos economistas.

Divulgado na noite de segunda-feira (21), o relatório do ministério mostra que os principais itens de importação que pesaram sobre a balança foram petróleo bruto da Arábia Saudita e motores de aeronaves dos Estados Unidos.

As exportações de ferro e aço para os Estados Unidos aumentaram 14%, apesar da imposição de uma tarifa de 25% sobre as importações de aço pelos Estados Unidos. Funcionários do Ministério de Finanças disseram que é difícil isolar o impacto das tarifas devido aos muitos fatores que afetam os volumes mensais de exportação de ferro e aço do Japão para os Estados Unidos.

A administração do presidente Donald Trump se recusou a conceder ao Japão uma isenção temporária ou permanente de suas tarifas sobre aço e alumínio, o que levou o Japão a informar que se considera no direito de impor tarifas retaliatórias sob as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC).

O superávit comercial do Japão com os Estados Unidos em abril subiu 4,7% em relação ao ano anterior, para 616 bilhões de ienes. O presidente Trump tem criticado o alto superávit comercial do Japão com os Estados Unidos.

A demanda por navios-tanque por Malta e as ferramentas usadas para fazer telas de cristal líquido para a China também ajudaram as exportações, disse o Ministério de Finanças.

Espera-se que as exportações continuem crescendo por conta da força na economia global, enquanto as importações também deverão manter a solidez devido aos preços mais altos da energia e à recuperação da demanda doméstica, disseram analistas.

Fonte: Jornal Valor Econômico / Dow Jones Newswires.

Total
0
Shares
Previous Article
Obra de Yayoi Kusama Lemon Squash Foto Divulgacao JPS Montagem Mundo Nipo min

São Paulo recebe mostra de gravuras de artistas japoneses contemporâneos

Next Article
Kim Jong Un Foto Reproducao KCNA 900 600 04 03 2016 02

EUA cancelam cúpula com Coreia do Norte

Related Posts