Coreia do norte lança míssil de submarino ao Mar do Japão

Míssil percorreu 500 km, o que preocupa por ser um grande progresso em relação aos testes anteriores.
Teste de missil partindo de submarino Foto Kyodo KCNA
Kim Jong-Un inspeciona teste de míssil partindo de um SLBM (Foto: Arquivo/Kyodo/KCNA)

A Coreia do Norte lançou nesta terça-feira (23) um míssil balístico a partir de um submarino (SLBM) ao Mar do Japão, declarou o Estado-Maior das Forças Armadas da Coreia do Sul (JCS) em comunicado, de acordo com agência de notícias Kyodo.

O lançamento partiu de um SLBM nas proximidades de uma cidade portuária na província Sinpo Hamgyong-do, por volta das 5h50 locais de quarta-feira (17h50 desta terça-feira no horário de Brasília). O projétil percorreu uma categoria de 500 quilômetros até cair em águas do Mar do Japão, explicou o Estado-Maior sul-coreano.

A distância percorrida pelo míssil representa um grande progresso em relação aos testes precedentes de Pyongyang, afirma o JCS no comunicado, conforme noticiou a Kyodo citando a agência sul-coreana ‘Yonhap’ como fonte.

O teste foi considerado pelos especialistas sul-coreanos e japoneses como um “sério desafio” à segurança da região. Eles creditam que o lançamento acontece em resposta aos exercícios militares conjunto da Coreia do Sul e dos EUA, iniciados na segunda-feira (22).

As manobras, que simulam a reação a uma invasão de tropas norte-coreanas, mobilizam 50 mil soldados sul-coreanos e 25 mil americanos. Pyongyang advertiu que se sua soberania for violada, poderá lançar ataques nucleares de represália.

As relações entre a Coreia do Norte com seus vizinhos, Coreia do Sul e Japão, bem como com os EUA, acumulam meses de tensões devido a seus programas de desenvolvimento de armas nucleares e de mísseis de longo alcance, o que tem rendido à Pyongyang severas sansões da ONU e, principalmente dos governos de Seul e Tóquio.

Contudo, o governo norte-coreano emite comunicados de ameaças de ataques atômicos, ampliando assim as preocupações com o regime do ditador norte-coreano, Kim Jong-Un.

Total
0
Shares
Previous Article
Cédulas de dólar | ©SXCPhotos

Dólar sobe 1% com dados fortes sobre a economia dos EUA

Next Article
Chanceleres de Japao China e Coreia do Sul se encontram em Toquio Foto Kyodo

Reunião em Tóquio reaproxima Japão, Coreia do sul e China

Related Posts