Japão avista navio chinês ‘armado’ perto de ilhas em disputa

Essa é a primeira vez que uma embarcação chinesa com armas é avistada próxima às ilhas conhecidas no Japão por Senkaku.
Mapa de localozacao das Ilhas Senkaku Imagem Edicao de arte MN

A Guarda Costeira do Japão informou nesta quarta-feira (23) que avistou um navio chinês equipado com o que parecia ser quatro torreões navegando perto de ilhas em disputa no Mar do Leste da China, de acordo com agências de notícias.

Segundo a agência Reuters, uma porta-voz da Guarda Costeira Japonesa disse que essa foi a primeira vez que uma embarcação chinesa com armas havia sido avistada próxima às ilhas  conhecidas no Japão por Senkaku.

Ainda de acordo com o porta-voz, navios da guarda costeira chinesa navegam regularmente perto das ilhotas desabitadas que compõe o pequeno arquipélago Senkaku, administradas pelo Japão e reivindicadas por China e Taiwan, que eles chamam de Diaoyu e Tiaoyutai, respectivamente.

Em resposta, a China afirmou que os navios estavam transportando equipamento padrão e não faziam nada de errado em águas chinesas.

“Nós apresentamos nosso contundente protesto e pedimos (à guarda costeira chinesa) que interrompesse imediatamente as atividades perto das Ilhas Senkaku”, disse Takako Ito, uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão, em um e-mail.

“O Japão vai continuar a agir com firmeza e calma, sob o princípio de resolutamente defender nossa área territorial em terra, mar e ar”, disse ela.

O porta-voz da chancelaria chinesa, Hong Lei, reiterou a posição da China de que as ilhas são território chinês desde tempos antigos.

Fontes: Agência Reuters | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Dolar Foto Freedoc Images 18 12 2015 900x600 otimizada

Dólar tem forte alta e fecha semana acima de R$ 3,94

Next Article
Cédulas de dólar | ©SXCPhotos

Dólar tem segunda queda seguida e fecha a R$ 3,95

Related Posts