Violência contra crianças atinge alta histórica no Japão

É a primeira vez na história do país que o número ultrapassa os 37 mil casos de encaminhamento aos postos de orientação infanto-juvenil.
Crianca japonesa Foto Kellywu

A Agência Nacional de Polícia (NPA, na sigla em inglês) informou que 37.020 casos de violência contra crianças e adolescentes até 18 anos chegaram ao conhecimento dos centros de atendimentos ao menor em todo o Japão no ano passado. O número recorde representa um aumento de 28% em relação ao ano anterior e é o maior já registrado desde que a agência começou a compilar os dados, em 2004.

Divulgado nesta quinta-feira (24), o relatório da NPA mostra que o número de crianças que sofreram abuso psicológico, como agressão verbal e exposição à violência doméstica, chegou a 24.159 casos em 2015, ou seja, 60% do total, o que representa um salto de 40% em relação a 2014.

O número de crianças levadas em custódia pela polícia para centros de proteção a menores aumentou pelo terceiro ano consecutivo, totalizando 2.624. Nesses casos, as autoridades avaliaram que os menores corriam risco de perder a vida.

Os números relativos a abuso sexual infantil também atingiram recorde no ano passado. De acordo com ANP, a polícia relatou que foram atendidas 785 ocorrências envolvendo crianças e adolescentes que foram expostos a abusos em todo o país em 2015. Desse total, 26 menores morreram.

A violência contra crianças, adolescentes e idosos tem um triste fator em comum, é em sua maioria cometida por pessoas próximas: pais, tios, filhos, padrastos, amigos, entre outros. Um dos efeitos dessa realidade é a subnotificação dos casos, ou seja, a vítima tem dificuldades de denunciar os maus tratos que sofre, geralmente por medo ou vergonha.

Mediante a isso, a ANP acredita que o número de menores que sofrem violência no país é bem maior do que os registrados, estimando que mais de 50% dos adolescentes não relatam os abusos. A porcentagem de subnotificação estimada para crianças é quase o dobro.

A polícia prometeu trabalhar em estreita colaboração com os centros de assistência ao menor para detectar abusos precoces.

Contudo, o Instituto de Pesquisa da Criança e da Família, um órgão adjunto do Ministério as Saúde, disse no ano passado que “respostas ativas para a violência contra menores, bem como o abuso infantil, é um fator significativo por trás do aumento dos casos relatados”.

O órgão afirmou que a ampla cobertura da mídia ajudou a aumentar a consciência pública sobre a violência contra crianças no país, o que tem impulsionado mais pessoas a entrar em contato com as autoridades sobre casos suspeitos.

Fontes: Agência Kyodo | NHK News.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Bandeira do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 25032016

Japão reforça segurança após atentados em Bruxelas

Next Article
Brigadeiros Foto Pass the Cocoa

Receita de brigadeiro à moda japonesa

Related Posts