Exportações do Japão superam expectativas e saltam 12% em março

O resultado superou de longe a previsão mediana de 6,9% de crescimento em março na base anual.
Porto de Toquio Foto Reproducao Google Maps 900x600 atualizado 17 03 2016
Porto de Tóquio (Foto: Reprodução/Google Maps)

As exportações do Japão em março cresceram fortemente e a um ritmo bem maior que esperado, puxadas pela demanda no exterior que, segundo o ‘Valor Online’, continua a compensar o baixo consumo doméstico na recuperação da economia.

As exportações de mercadorias subiram 12% em março em relação ao mesmo mês de 2016, para 7,29 trilhões de ienes. A demanda dos países asiáticos pelos produtos do Japão cresceu pelo quarto mês consecutivo, de acordo com dados divulgados na última quinta-feira (20) pelo Ministério das Finanças.

O resultado de março superou de longe a previsão de aumento de 6,9% feita por um grupo de economistas entrevistados pelo “The Wall Street Journal”. Também ficou acima da expansão de 11,3% registrada em fevereiro.

Uma modesta aceleração no crescimento global desde o ano passado deu vida às exportações e manufaturas do Japão, elevando a confiança na saúde da economia. A desvalorização do iene após a vitória do presidente americano Donald Trump, em novembro, também impulsionou os ganhos corporativos do Japão, embora a moeda tenha recuperado alguma força nas últimas semanas. As exportações para o resto da Ásia aumentaram 16,3%, impulsionadas pela demanda chinesa por autopeças, de acordo com o ministério.

Em março, as exportações para os Estados Unidos aumentaram 3,5%, para 1,353 trilhão de ienes. Segundo o ministério, trata-se do segundo mês consecutivo de ganhos, apesar de as exportações de automóveis para os americanos terem caído 7,2% em termos de volume.

Mediante isso, o superávit comercial do Japão com os Estados Unidos recuou 8,1% em março em relação ao ano anterior, para 618,1 bilhões de ienes, de acordo com os dados, após um aumento de 1,5% em fevereiro. As importações de produtos dos Estados Unidos cresceram 16,3% em valor, para 2,525 bilhões de ienes.

O desempenho comercial do Japão com os Estados Unidos está sob estreito escrutínio devido à percepção de insatisfação de Trump com o déficit comercial americano frente às potências exportadoras da Ásia. No cômputo geral, as importações do Japão cresceram 15,8% em março ante um ano antes.

Com esses dados, a balança comercial global do Japão alcançou um superávit de 614,7 bilhões em março, uma queda de 17,5% em relação ao ano anterior, disse o ministério. O superávit foi maior do que um valor esperado pelos economistas, de 766 bilhões de ienes.

Com Valor Econômico / Via Dow Jones Newswires.

Total
0
Shares
Previous Article
Visto japones Foto Stockvault 900x550 23042017

Japão facilita concessão de visto para chineses de classe média

Next Article
Cidade de Osaka Foto Osaka Gov 02

Japão se candidata como sede da Exposição Universal de 2025

Related Posts