Número de matrimônios no Japão atinge o menor nível desde a II Guerra

Em 2015, houve um descenso de mais de 8 mil casamentos em relação ao ano anterior.
Noiva japonesa Foto Stockvault 900x600 24 05 2016

O número de matrimônios no Japão em 2015 atingiu o pior nível em mais de sete décadas, refletindo uma população cada vez mais reduzida e envelhecida, além de vários estudos mostrarem um alarmante aumento entre os japoneses que não praticam sexo,  apontando motivos como as longas jornadas de trabalho ou o celibato voluntário, o que ameaça piorar ainda mais a baixa taxa de natalidade do país.

Divulgados na segunda-feira (23), os dados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-estar do Japão revelaram que o número de casamentos no país totalizou 635 mil em 2015. Isso representa um descenso de 8.653 em relação aos números de 2014 e o pior nível desde o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Por idade, a média entre os homens que mais contraíram matrimônio no ano passado ficou em torno de 31 anos, enquanto a faixa etária em relação às mulheres foi de 29 anos, mesma média registrada em 2014, cujas faixas etárias de ambos os sexos seguem como a mais alta de todos os tempos.

Segundo o Ministério, o principal motivo para o declínio está no descenso da população em idade adequada para contrair o matrimônio, enquanto o aumento na faixa etária em que as pessoas estão se casando contribui para a baixa na taxa da natalidade.

“Precisamos planejar medidas para estimular o matrimônio entre os mais jovens, bem como mais incentivos para que os casais tenham filhos mais cedo”, disse um representante do Ministério durante a divulgação do relatório.

Essa avaliação do Ministério também foi em função aos dados relativos à idade média em que as mulheres têm o primeiro filho, que aumentou 0,1 ponto percentual em relação ao ano anterior, para 30 anos e sete meses.

(Da Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Volei Foto Stockvalt 900x600 24 05 2016

Japão cai no grupo do Brasil no vôlei feminino das Olimpíadas do Rio

Next Article
Serie Hibana Spark Foto Reproducao Netflix Edicao MN 02

Netflix estreará em junho sua primeira série produzida no Japão

Related Posts