Premiê japonês pede cooperação do G7 para conter turbulência no mercado

Abe pediu uma intensa cooperação com outros membros do G7, para lidar o forte aumento da volatilidade nos mercados financeiros.
Mundo Nipo imagem destacada 900x600 15 02 2016 04

Preocupado com o forte aumento da volatilidade nos mercados financeiros, o primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pediu nesta sexta-feira uma intensa cooperação com outros membros do Grupo das Sete potências econômicas (o G-7) para lidar com a turbulência no mercado global.

“Nosso governo tomará todas as medidas necessárias para garantir a estabilidade do nosso sistema financeiro”, disse Abe em uma reunião de gabinete.

Abe tem instruído especificamente o Ministério das Finanças e o Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) para trabalhar em conjunto para tomar as medidas necessárias, enquanto pediu para realizar consultas com os seus parceiros do G-7.

O ministro das Finanças, Taro Aso, advertiu separadamente sobre a forte valorização do iene, dizendo que “as fortes oscilações nas taxas de câmbio são indesejáveis”. “O Japão tomará respostas firmes quando necessário”, disse ele.

Mercados em todo o mundo despencaram após o Reino Unido votar por abandonar a União Europeia, o que potencializou as incertezas sobre o rumo da economia global e despertaram novos temores nos investidores. Segundo analistas econômicos, a saída do Reino Unido levanta questões sobre a integridade do bloco econômico europeu.

Em Tóquio, o Nikkei, principal índice da bolsa japonesa, fechou em baixa de 7,92% nesta sexta-feira, a maior perda porcentual desde março de 2011, quando ocorreu o grande tsunami que devastou parte do nordeste japonês e provocou a pior crise nuclear global desde Chernobyl.

Fontes: Agência Reuters | Jornal Estadão.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Bolsa de Toquio Foto Aflo Images YA24714679

Bolsa de Tóquio cai quase 8% e fecha no menor nível desde 2014

Next Article
Pessoas em Toquio Foto Aflo Images 900x600 02 02 2016 02

Tóquio sobe no ranking de cidades mais caras para estrangeiros

Related Posts