Bolsas asiáticas sobem com bons dados da indústria na China

Os números de exportação do Japão não foram bons e o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou com perdas.

A maioria das principais Bolsas de Valores da Ásia fechou em alta nesta quinta-feira (24), influenciadas pelo otimismo com a atividade industrial da China, que impulsionou os mercados acionários da região. Entre os destaques, a Bolsa de Hong Kong encerrou no maior nível em mais de três anos e as ações em Sydney atingiram uma nova máxima em seis anos, informou p jornal financeiro Nikkei Asia.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) preliminar da HSBC para a China alcançou 52,0 em julho, muito acima de previsões de uma pequena alta para 51 em julho e a maior leitura em 18 meses. Além disso, boas notícias também surgiram em relação à perspectiva, com um subíndice de novos pedidos alcançando 53,7.

Em resposta, o índice Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, subiu 0,71%, para 24.141,50 pontos, o maior nível de fechamento desde abril de 2011. Junto com os positivos números do Produto Interno Bruto (PIB) chinês para o segundo trimestre, o indicador da indústria sustentou a visão de que a economia da China está se recuperando depois de uma desaceleração no início do ano.

O índice Xangai Composto, por sua vez, encerrou com ganho de 1,28%, aos 2.105,06 pontos, o nível de fechamento mais alto desde 16 de abril. O índice Shenzhen Composto, por outro lado, cedeu 0,15%, aos 1.101,09 pontos, tendo em vista que muitos investidores saíram de papéis de empresas menores diante de preocupações relacionadas a crescimento nos lucros.

Outro forte resultado veio da Austrália. O índice S&P/ASX 200, de Sydney, terminou com elevação de 0,20%, aos 5.587,80 pontos, renovando a máxima em seis anos. O setor de mineração foi ajudado pelo dado da China, tendo em vista que o mercado chinês é um dos mais importantes do mundo para commodities industriais. Os papéis da Rio Tinto ganharam 0,87% e os da BHP Billinton avançaram 0,21%, afastando um enfraquecimento do início do pregão.

O índice Kospi, porém, cedeu 0,08%, aos 2.026,62 pontos. O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul expandiu-se 0,6% no segundo trimestre em relação aos três primeiros meses do ano, o ritmo mais lento desde o primeiro trimestre de 2013, em termos sazonalmente ajustados.

Os números de exportação do Japão não foram bons e o índice Nikkei da Bolsa de Tóquio encerrou com perdas de 0,29%, aos 15.284,42 pontos. A balança comercial do Japão registrou um déficit de 822,2 bilhões de ienes (US$ 8,1 bilhões) em junho, mais que quadruplicou na comparação com o mesmo mês em 2013.

As exportações em junho tiveram uma redução de 2%, para 5,94 trilhões de ienes, enquanto as importações aumentaram 8,4%, para 6,76 trilhões de ienes. O Japão não registra um superávit na balança comercial desde junho de 2012.

A desaceleração das economias emergentes e o aumento de suas importações de hidrocarbonetos para compensar o blecaute nuclear após o acidente de Fukushima em 2011 fizeram com que o Japão, tradicionalmente uma potência exportadora, acumulasse quase dois anos de saldos comerciais negativos.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão registra déficit comercial de mais de 822 bilhões de ienes em junho

Next Article

Mais da metade dos jovens no Japão se sentem estressados em redes sociais

Related Posts