Inflação no Japão sobe 0,8% em julho na base anual

O principal índice que mede os preços ao consumidor no Japão subiu pelo 19º mês seguido.
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 Atualizado em 31 03 2016
Foto: Stockvault

O principal indicador da inflação ao consumidor no Japão, o chamado Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), subiu menos que o esperado em julho na comparação anual, não conseguindo acelerar rumo à meta de 2% ao ano pretendida pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês), mostraram dados do governo nesta sexta-feira.

O núcleo do índice, que inclui todos os produtos, inclusive os derivados de petróleo, mas elimina os preços voláteis de alimentos frescos, subiu 0,8% em julho ante o mesmo mês do ano anterior, de acordo com a leitura divulgada no site do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

É o décimo nono mês consecutivo de aumento do índice em termos anualizados. Contudo, o ritmo de crescimento dos preços vem desacelerando.

Já o índice do CPI que exclui os efeitos de alimentos frescos e de energia, medida preferida pelo Banco do Japão para avaliar a inflação, avançou 0,3% em julho ante o ano anterior.

Eliminando o efeito de alimentos frescos e energia, os preços ao consumidor subiram 0,3 por cento em julho ante o ano anterior.

Do Mundo-Nipo
Fonte principal: Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Preços no Japão | Foto: Reprodução / Bloomberg

Preços no atacado do Japão sobem 3,1% em julho na base anual

Next Article
Japao conquista Mundial Feminino Sub 20 2018 Foto Reproducao Getty Kyodo min

Japão conquista o Mundial Feminino Sub-20

Related Posts