Déficit comercial do Japão encolhe fortemente em 2015

A margem pela qual as exportações superam as importações recuou quase 80% em 2015 ante 2014.
Porto de Tóquio | ©Yuki Kazeyo
©Yuki Kazeyo

A balança comercial do Japão, ou a margem pela qual as exportações superam as importações, registrou déficit pelo quinto ano consecutivo, mas seu valor recuou 77,9% em 2015 na comparação com 2014, chegando a 2,83 trilhões de ienes (US$ 23,9 bilhões) de saldo negativo, informou nesta segunda-feira (25) o governo do país, indicando que o forte recuo reflete, principalmente, uma queda acentuada nas importações devido aos baixos preços do petróleo.

Impulsionadas pelos embarques de automóveis para os Estados Unidos, as exportações aumentaram 3,5% no ano passado, para 75,63 trilhões de ienes, enquanto as importações despencaram 8,7%, para 78,46 trilhões de ienes, de acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI).

É a primeira vez que Japão registra retração no déficit comercial desde que o país foi atingido pelo terremoto e tsunami em 2011, que devastou o nordeste do país e atingiu a usina nuclear de Fukushima e provocou a pior crise nuclear desde Chernobyl, em 1986. Por medida de segurança, o desastre nuclear obrigou o governo central a ordenar o fechamento de todos os reatores atômicos do país, o que prejudicou drasticamente a produção industrial japonesa, principalmente o setor automobilístico e, por conseqüência, as exportações manufatureiras.

O pico do déficit comercial japonês ocorreu em 2014, ano em que o país registrou 12,82 trilhões de ienes de saldo negativo, o maior desde que dados comparáveis ​​se tornaram disponíveis, em 1979.

Por outro lado, as exportações caíram 8% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2014, para 6,338 trilhão de ienes, após um declínio de 3,3% em novembro. Segundo o Ministério de Finanças, o terceiro recuo seguido pode ser atribuído à demanda mais fraca por aço e semicondutores vinda do exterior, sobretudo de países da Ásia e, particularmente, da China.

As exportações medidas em volume caíram 4,4% em dezembro de 2015 ante um ano antes, marcando o sexto mês seguido de retração. Já as importações recuaram 18% na mesma base de comparação, para 6,197 trilhões de ienes, o que marca o 12º declínio mensal consecutivo.

Com isso, a balança comercial do Japão chegou a um superávit de 140,2 bilhões de ienes.

Na comparação mensal, no entanto, as exportações em dezembro recuaram 3,8% frente a novembro. Economistas privados e o Banco do Japão têm dado mais atenção ao dado da comparação mensal, que tem os valores sazonalmente corrigidos, para medir as tendências das exportações, que respondem por 18% do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão.

Fontes: Agência Kyodo | Valor Online.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Kotoshogiku conquista o torneio de sumo de ano novo 2016 Foto Kyodo 900x600

Após uma década, Japão finalmente conquista um torneio de sumô

Next Article
Producao de aco Foto Wikimedia Commons 900x600 atualizada 25 01 0216

Produção japonesa de aço bruto cai 5% em 2015

Related Posts