Produção de veículos no Japão cresce 3,6% no ano fiscal de 2013 e bate recorde

Trata-se do quarto ano consecutivo de alta e o maior nível já alcançado no setor.

Do Mundo-Nipo

A produção doméstica de veículos no Japão, combinada com as oito grandes montadoras do país, subiu 3,6 % no ano fiscal de 2013 terminado em março. Trata-se do quarto ano consecutivo de alta e o maior nível já alcançado no setor, de acordo com dados divulgados pelas empresas.

No ano fiscal passado, foi produzido um recorde de 9.379.989 unidades. O crescimento foi apoiado pelos lançamentos de novos modelos e vendas rápidas de miniveículos, bem como o aumento da produção para atender à demanda de última hora antes do aumento do imposto sobre as vendas, que entrou em vigor no início deste mês.

A Toyota informou que atingiu sua meta de produção de 3 milhões de veículos por ano no mercado interno. Já a Nissan alcançou com dificuldade seu objetivo de produzir pelo menos 1 milhão de unidades por ano no país, enquanto a Honda não conseguiu alcançar sua meta de produzir de 1 milhão veículos por ano no mercado doméstico.

Segundo a Japan Automobile Dealers Association (JADA), que representa os distribuidores do setor, a montadoras japonesas estão transferindo sua produção para o exterior a fim de evitar que seus ganhos sejam afetados por movimentos nas taxas de câmbio.

Em relação à produção para o exterior, houve uma redução nas exportações de veículos da Toyota, Nissan, Honda, Suzuki e, em particular, da Honda, que viu um declínio de 40,4% nas suas exportações, caindo abaixo de 100 mil unidades pela primeira vez desde que tais dados começaram a ser disponibilizados, em 1997.

Quanto à produção fora do Japão, a Toyota, Nissan, Honda e Daihatsu Motor desfrutaram de produção recorde no exterior. A produção total das oito maiores fabricantes no mercado externo, que inclui Mitsubishi, Mazda e Fuji Heavy, cresceu 7%, para 16.578.996 unidades.

A produção global de veículos dessas oito fabricantes aumentou 5,8 %, para um total 25.958.985 unidades. A Toyota e outras quatro montadoras estabeleceram novos recordes em 2013.

Apenas em março, essas oito fabricantes produziram um total de 890.571 unidades no mercado interno, uma alta de 14,1% ante o mesmo período do ano anterior, o que representa o sétimo mês consecutivo de alta, de acordo com o relatório da JADA, divulgado na última quarta-feira.

(Do Mundo-Nipo com Agências).

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,17%

Next Article

Japão aumenta ajuda à Ucrânia para 800 mil euros

Related Posts