Terremoto de magnitude 4,2 abala várias províncias no centro do Japão

Apesar de grau moderado, o tremor em Aichi sacudiu as províncias de Yamanashi, Nagano, Gifu, Shizuoka, Fukui, Mie e Shiga.
Terremoto de 4.2 em Aichi 25 04 2016 Foto reproducao JMA

Um terremoto de magnitude 4,2 graus na escala Richter atingiu nesta segunda-feira (25) a província de Aichi, na  região de Tokai, no sul de Chubu (centro do Japão), o que abalou outras províncias na região, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 10h00 locais de segunda-feira (22h de domingo pelo horário de Brasília), com epicentro registrado no leste da província de Aichi, a uma profundidade de 40 quilômetros.

O abalo foi sentindo em uma ampla área de Aichi, atingindo intensidade de 2 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Apesar de registrar grau moderado, o tremor abalou ainda as províncias de Yamanashi e Nagano, na região de Koshin-etsu, as províncias de Gifu e Shizuoka, na região de Tokai, a província de Fukui, na região de Hokuriku, e as províncias de Mie e Shiga, na região de Kinki.

Até o momento, autoridades locais não reportaram vítimas ou danos em construções causados pelo tremor. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) na região.

Este terremoto ocorre em meio a centenas de terremotos que têm abalado o sul do país nos últimos onze dias, desencadeados por dois fortes sismos que atingiram a província de Kumamoto nos dias 14 e 15 deste mês, o que provocou desmoronamentos de várias construções e matou 48 pessoas, até o momento, além de ferir mais de mil e deixar um número superior a 125 mil desabrigados, segundo dados reportados pelas autoridades locais e noticiados pela imprensa japonesa.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Instalacoes da Mitusbishi em Aichi Foto Kyodo 900x600 22 04 2016

Mitsubishi poderia 'recomprar' todos os 625 mil veículos fraudados, diz ministro

Next Article
Kaisei Foto Asahi Images AA 900x600 25 04 2016

Sumô: Brasileiro se torna 1º latino-americano a atingir alto posto no Japão

Related Posts