Japão e EUA concluem principais termos de novo acordo comercial

Acordo permitirá ao Japão exportar vários produtos industrializados para os EUA sem cobrança de tarifas. Porém, o setor automobilístico ficará de fora.
ShinzoAbe e DonaldTrumo na Cupula do G7 Franca 2019 Foto Pool Kyodo
Foto: Pool/Kyodo

Atualizado em 27/08/2019

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovaram a conclusão dos principais termos das negociações de um novo acordo comercial que permitirá o aumento das exportações agrícolas e de carne norte-americanas para o país asiático.

O Japão, por sua vez, poderá exportar mais produtos industrializados para os Estados Unidos sem cobrança de tarifas.

O anúncio do acordo foi feito no domingo (25) pelos líderes da primeira e terceira maiores economias do mundo, em Biarritz, na França, onde ambos participam da cúpula do G7.

Os dois políticos disseram que ainda faltam alguns detalhes para a assinatura do texto final, o que pode acontecer já em setembro, durante a realização, em Nova York, da Assembleia Geral das Nações Unidas.

É um acordo “muito grande”, cobrindo os setores da agricultura e e-commerce, disse Trump à imprensa após o encontro com Abe.

“Conseguimos encontrar um consenso” depois de “intensas negociações”, confirmou Abe. “Mas ainda temos um pouco de trabalho (…) para finalizar a formulação do acordo”, acrescentou.

Entretanto, apensar de Trump e Abe compartilhar boas relações, o presidente americano já criticou várias vezes “o enorme desequilíbrio comercial bilateral” em benefício do Japão e pediu relações “mais justas”. Tóquio e Washington haviam concordado, no final de junho, em acelerar suas discussões.

Os negociadores dos dois países, Toshimitsu Motegi e Robert Lighthizer, concordaram com uma redução nas tarifas de Tóquio sobre a carne bovina e suína americanas, segundo a rede estatal de televisão NHK e vários jornais nacionais.

Por sua parte, os Estados Unidos vão cancelar suas tarifas sobre um grande número de produtos industriais vindos do Japão, excluindo o setor automobilístico, segundo a NHK.

Seria uma decepção relativa para Tóquio, que quer evitar absolutamente a imposição de impostos por Washington sobre os automóveis japoneses importados.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: UOL Internacional | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Mercado no Japão | ©Yuya Shino/Reuters

Crescimento da inflação no Japão continua desacelerando

Next Article
Missil norte coreano Foto ABCNews

Japão afirma que Coreia do Norte lançou novo tipo de míssil

Related Posts