Bolsa de Tóquio fecha no maior nível desde o início de janeiro

A bolsa japonesa renovou sua máxima em dez meses, favorecida pela recente desvalorização do iene.
Bolsa de Toquio Foto Aflo Images AYFA012779
Foto: Arquivo/Aflo Images

A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta sexta-feira (25) e renovou sua máxima em dez meses, ainda favorecida pela tendência recente de desvalorização do iene frente ao dólar, o que favorece o mercado exportador japonês.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, encerrou a sessão com valorização de 0,26% e ganhou 47,81 pontos, cotada a 18.381,22 unidades. Trata-se do maior patamar de fechamento desde 6 de janeiro.

A expectativa de que o futuro governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, seja mais agressivo em estímulos fiscais, o que tenderia a alimentar a inflação e a acelerar a alta dos juros básicos americanos, tem ajudado a impulsionar o dólar nas últimas semanas.

Mais recentemente, indicadores positivos dos EUA deram nova força ao dólar, que ganhou terreno ante várias moedas, inclusive o iene.

A desvalorização da moeda japonesa melhora a competitividade de exportadoras japonesas, em especial de montadoras. Na indústria automotiva, destacaram-se hoje em Tóquio as ações da Mitsubishi (+5,96%), da Nissan (+3,38%), da Honda (+2,04%) e da Toyota (+1,53%).

Os negócios na bolsa japonesa também foram beneficiados por sinais de menor pressão deflacionária no país. O núcleo do índice de preços ao consumidor do Japão teve queda anual de 0,4% em outubro, a oitava consecutiva, mas foi menor do que o recuo de 0,5% visto em setembro, segundo dados oficiais publicados no fim da noite de ontem.

Fontes: Jornal Estadão | Jornal financeiro Nikkei.

Total
0
Shares
Previous Article
Nev em Toquio 24 11 2016 Foto Reproducao NHK

Tóquio recebe neve em novembro pela 1ª vez em 54 anos

Next Article
Sindrome da dor do membro fantasma Foto ViewMedica

Japoneses criam dispositivo que reduz sensações do membro fantasma

Related Posts