Desempenho positivo no Japão faz lucro da Honda crecer no 1º trimestre

Apenas no Japão, as vendas avançaram 41%.

Do Mundo-Nipo

A Honda Motor informou que seu lucro líquido avançou para 170,51 bilhões de ienes no primeiro trimestre, contra 75,76 bilhões de ienes no mesmo período do ano passado.

A receita cresceu para 3,097 trilhões de ienes, de 2,744 trilhões de ienes na mesma comparação, de acordo com o relatório da Honda, divulgado na sexta-feira (25).

A companhia atribuiu os sólidos resultados ao lançamento de novos modelos na China e no Japão que, por sua vez, registrou um crescimento de 41% no trimestre.

O bom desempenho da Honda nesses dois países ajudou a compensar o declínio nas vendas na América do Norte, seu maior mercado. A companhia apontou o mau tempo nos EUA como principal causa do resultado negativo.

Por outro lado, a companhia previu um aumento de 3,6 por cento no lucro líquido para o atual ano fiscal, que se encerra em março de 2015, abaixo das estimativas de analistas e uma acentuada desaceleração sobre o ano passado, com taxas de câmbio se estabilizando após a forte queda do iene ter impulsionado os lucros.

A companhia também disse que seu alto nível de gastos de capital irá cair levemente neste ano, enquanto continua com seu ambicioso plano de expansão, e que o início das operações em sua unidade na Tailândia, um importante mercado para a empresa que foi atingido por incertezas políticas, pode ser adiado.

No ano fiscal recém encerrado, o lucro líquido da Honda saltou mais de 50 por cento com novos modelos compensando o impacto da companhia não ter alcançado as metas de vendas nos Estados Unidos, seu maior mercado.

Para o ano que se encerra em março de 2015, a terceira maior montadora do Japão em volume de vendas espera alcançar 595 bilhões de ienes (5,8 bilhões de dólares) de lucro líquido, ante 700 bilhões de ienes estimados por 20 analistas ouvidos pela Thomson Reuters I/B/E/S.

Economistas supõem que mudanças de câmbio devem ser as principais responsáveis pela desaceleração no crescimento. Após impulsionarem o lucro operacional da Honda em 288,7 bilhões de ienes no ano encerrado em 31 de março, movimentos cambiais irão reduzir o lucro em 67 bilhões de ienes no atual ano fiscal.

(Do Mundo-Nipo com Agências)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Fábrica japonesa do séc. XIX pode ser listada como Patrimônio Cultural

Next Article

Dois navios da China invadem águas territoriais do Japão

Related Posts