Japão estabelece limite de caça comercial de baleias para 2021

Governo japonês afirmou que o número estabelecido de caça de baleias está de acordo com a Comissão Internacional Baleeira.
Navio baleeiro japones icando baleia Foto Kyodo 1
©Kyodo

O Japão definiu o limite de caça de baleias adultas para 2021, estabelecendo o número em 383, o mesmo do ano atual, de acordo com a Agência de Pesca do Japão, argumentando que a soma para o ano que vem “evitará um impacto negativo sobre os recursos de cetáceos, informou a Kyodo News.

A retomada de caça comercial às baleias em suas águas territoriais e zona econômica exclusiva do Japão teve início em 1º de julho de 2019, após o país se retirar formalmente da Comissão Baleeira Internacional no dia anterior. 

De acordo com Agência, além de uma cota de caça fixada em 295, o total inclui uma potencial captura acessória de 37 e uma cota de 51 reservada pelo governo.

Por espécies, que foram confirmadas como abundantes pela Comissão Internacional Baleeira (IWC, na sigla em inglês), o limite de caça de baleias minke foi definido em 171, baleias-de-bryde em 187 e baleias Sei (ou boreal) em 25, segundo a lista da Agência divulgada nesta semana.

O governo japonês disse que as “cotas de captura” foram calculadas de acordo com o método estipulado pela IWC, que adotou uma moratória sobre a caça comercial de baleias em 1982, mas o Japão a suspendeu em 1988.

Antes da retomada da caça comercial à baleia pela primeira vez em 31 anos, o Japão vinha caçando baleias para o que alegava “fins científicos”, uma prática que as ONGs internacionais de proteção da vida marinha denunciaram como forma de o país encobrir a caça comercial de baleias.

== Kyodo / Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Pessoas em Tóquio | Foto: Masahiro Ogawa / Mainichi

Taxa de desemprego do Japão tem primeira queda em 5 meses

Next Article
Horoscopo japones Foto ganmed64 Flickr

Juunishi, o Zodíaco do Horóscopo Japonês

Related Posts