Bolsa de Tóquio sobe e Nikkei fecha no maior nível em um mês

Exportadoras japonesas foram beneficiadas pelo enfraquecimento do iene ante o dólar e o euro.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta terça-feira (27), com o índice Nikkei atingindo seu maior nível em um mês, impulsionado por um enfraquecimento do iene em relação ao dólar e ao euro no início da sessão e resultados de balanços financeiros de empresas japonesa.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, avançou 299,78 pontos, alta de 1,72% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.768,30 pontos. Trata-se do maior valor de fechamento desde o dia 26 de dezembro.

No começo da sessão, o dólar chegou a operar a 118,51 ienes e o euro a 133,32 ienes, o que animou o mercado.  O iene passou a se valorizar do meio para o fim da sessão, mas não o suficiente para levar o índice Nikkei para o território negativo.

A confiança dos investidores também melhorou ao longo do dia, depois de terem sido conhecidos os resultados definitivos das eleições realizadas na Grécia, no domingo passado, nas quais o partido opositor esquerdista Syriza obteve ampla vitória.

Entretanto, o resultado eleitoral da Grécia já é página virada, disse o analista Nicholas Smith, da CLSA. “Agora, temos que ficar atentos às negociações do governo grego com os líderes europeus em relação à dívida com a troica”, afirmou.

As exportadoras, que elevam suas margens quando a moeda japonesa está mais fraca, foram as principais beneficiadas, com a Tokyo Electron subindo 2,4% e a TDK avançando 2,9%.

Entre as empresas que divulgaram balanços hoje, a companhia de varejo online Rakuten subiu 4,6%, após relatar um lucro operacional de 5,8 bilhões de ienes no quarto trimestre do ano passado.

Os investidores estão agora na expectativa dos resultados de uma reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), que termina na quarta-feira. A expectativa é que a autoridade monetária eleve as taxas de juros dos Estados Unidos. No entanto, ainda é cedo para enxergar alguma sinalização, o que tem direcionado o foco do mercado para os balanços trimestrais das companhias japonesas.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Facebook fica fora do ar em vários países nesta terça-feira

Next Article
Musical Naruto | Divulgação

Fotos inéditas de 12 personagens do musical Naruto

Related Posts