Bolsa de Tóquio salta 1,24% e rompe marca histórica de 22 mil pontos

A bolsa na capital japonesa encerrou a semana com ganhos acumulados em quase 3%.
Bolsa de Toquio 27102017 Foto Nikkei 900x550 min
Foto: Nikkei

A bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta de mais de 1% nesta sexta-feira (27), ultrapassando a marca dos 22 mil pontos pela primeira vez em 21 anos e quatro meses, influenciada por balanços positivos de empresas no Japão e pelo avanço do dólar sobre o iene, o que aumentou a atratividade de ações de exportadoras negociadas na capital japonesa.

Ao término das negociações em Tóquio, o índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, registrava alta de 1,24%, aos 22.008,45 pontos. É o maior ganho percentual em mais de um mês e o patamar de fechamento mais elevado desde julho de 1996.

Como resultado, o índice Nikkei acumulou valorização de 2,57% na semana. Trata-se da sétima semana consecutiva de ganhos, maior sequência em mais de dois anos.

O Nikkei foi favorecido, em grande parte, pelo desempenho do iene, que enfraqueceu frente ao dólar durante a madrugada e impulsionou atratividade por papeis de companhias japonesas exportadoras.

O índice também foi favorecido por excelentes resultados de balanços financeiros de algumas grandes empresas no país, bem como pelo avanço no rendimento de bônus do governo japonês (JBS) durante a madrugada.

O setor bancário foi destaque positivo em Tóquio, com alta de cerca de 2,5%, à medida que o juro do JGB de 10 anos subiu meio ponto-base, a 0,07%.

O melhor desempenho do último pregão da semana em Tóquio veio das ações da Fuji Electric que saltaram 14,58%. Outras empresas que se destacaram foram a Advantest (+6,52%) e a Kyowa Hakko Kirin (+6,14%).

Por outro lado, as empresas Fujitsu (-6,77%), Nisshin Steel Holdings (-5,51%) e Nippon Light Metal Holdings (-3,49%).foram as sofreram as piores perdas nesta última sessão da semana em Tóquio.

A bolsa japonesa vem atravessando seu melhor momento em mais de duas décadas. Na semana, o Nikkei atingiu 16 sessões consecutivas de ganhos, um feito nunca antes alcançado desde que a bolsa em Tóquio iniciou o índice, em 1950.

A incrível sequência positiva, no entanto, foi interrompida na quarta-feira (25), com investidores aproveitando a boa fase do índice para realização de lucros.

Porém, o índice retomou a trajetória de ganhos na sessão seguinte, para fechar nesta sexta-feira em seu maior patamar em mais de duas décadas.

O desempenho de hoje levaram estrategistas a melhorarem suas estimativas quanto ao mês em que o Nikkei romperá a máxima de 22.666, alcançada em meados de 1996. Agora, eles acreditam que o índice romperá essa máxima ainda em novembro e chegará aos 23 mil pontos no final do mês ou em dezembro.

“Um dos fatores subjacentes [para o bom desempenho do mercado japonês] é que a economia mundial está estável”, comentou recentemente Takashi Hiroki, estrategista-chefe da corretora Monex Securities,

O estrategista estima que o Nikkei manterá a tendência de valorização, impulsionado pelo setor corporativo japonês, que vem exibindo lucros maiores, e pela economia do Japão, que tem dado sinais positivos de crescimento.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo | Agência IN | Nikkei Asian.

» Veja os fechamentos anteriores da Bolsa de Valores de Tóquio

Total
0
Shares
Previous Article
Indice Global de Inovacao 2017 Foto Reproducao Edicao MN

Japão sobe no ranking de países mais inovadores do mundo

Next Article
Tsunami de 2011 no nordeste do Japao Foto Reproducao YouTube 900x600 2 min

Barco que sumiu no tsunami de 2011 aparece em Okinawa

Related Posts