Terremoto de magnitude 5,0 abala a região leste do Japão

O tremor foi sentindo mais intensamente nas províncias de Ibaraki, Tochigi, Gunma e Saitama.
Terremoto atinge Ibaraki em 27 11 18 Foto JMA 900x600 min
O mapa mostra o epicentro do tremor e as áreas afetadas | Foto: Reprodução/JMA

Um terremoto de magnitude 5 na escala de Richter foi sentido na região de Kanto, leste do Japão, com epicentro ao norte de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA), alertando que não houve risco de tsunami.

De acordo a JMA, o tremor foi registado às 08h33 locais de terça-feira (21h33 de segunda-feira pelo horário de verão em Brasília), coincidindo com a hora de deslocação das pessoas para os locais de trabalho.

O epicentro foi registrado na província de Ibaraki, ao norte da baía de Tóquio, a uma profundidade de 50 quilômetros.

O abalo foi sentido especialmente na periferia norte da capital, não existindo, até ao momento, informação de qualquer vítima ou danos a edificações.

Apesar de registrar curta duração, o tremor atingiu grau máximo de 4 (moderado) na escala japonesa, que vai até 7, em cidades nas províncias de Ibaraki, Tochigi, Gunma e Saitama.

A magnitude na escala Richter (5,0) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Este é terceiro terremoto com magnitude igual ou superior a 5 na escala de Richter registado no Japão nos últimos sete dias.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Nissan Renault Mitsubishi Montagem MN 02 min

Japão nega pacto com França de manter atual poder da Nissan-Renault

Next Article
Casa onde seis pessoas foram assassinadas em Takachiho Japao Kyodo min

Assassinato de família inteira, incluindo criança de 7 anos, choca o Japão

Related Posts