Terremoto de magnitude 5,6 sacode o nordeste do Japão

O forte tremor atingiu intensidade 5 na escala japonesa e foi sentido até em Tóquio.
Terremoto em Fukushima em 28 02 2017 Foto Reproducao JMA
O mapa mostra onde ocorreu o epicentro e as áreas afetadas (Foto: Reprodução/JMA)

Um terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter atingiu, nesta terça-feira (1), a costa da província de Fukushima, o que foi sentindo em uma ampla área na região de Tohoku, nordeste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 16h49 locais desta terça (04h49 em Brasília), com epicentro registrado no mar, na costa da província de Fukushima, a uma profundidade de 50 quilômetros.

O abalo foi sentindo em várias localidades do nordeste japonês, principalmente em Fukushima e a vizinha Miyagi, atingindo intensidade de 5- graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

As companhias elétricas que operam na região, a Tepco (Tokyo Electric Power Company) e a companhia de energia de Tohoku (Tohoku Electric Power), informaram que nenhuma atividade incomum foi detectada nas usinas nucleares da área.

O forte tremor também estremeceu cidades na região vizinha de Kanto (leste), sendo sentindo na capital Tóquio.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do tremor. Contudo, a JMA adverte que poderão ocorrer réplicas (tremores secundários) na região.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como as cidades atingidas e suas respectivas intensidades na escala japonesa, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Total
0
Shares
Previous Article
Passaporte japones Foto Creative Commons 900x600 fev 2017

Japão tem o 4º passaporte mais poderoso do mundo; veja ranking 2017

Next Article
Nao Kodairaem 02 2017 Foto Kyodo 1488093447467

Japonesa obtém conquista inédita no Mundial de Patinação de Velocidade

Related Posts