Dólar avança ante o iene em Tóquio após reunião entre Trump e Kim

Câmbio foi influenciado pelo encerramento repentino da reunião entre Donald Trump e o líder norte-coreano Kim Jong-un, em Hanói, que terminou sem acordo.
Iene Dolar Foto Dream Hosters 900x600 Atualiado em 12 02 2016 1
Foto: Stockvault

O dólar fechou em alta sobre o iene na tarde desta quinta-feira (28) no mercado financeiro do Japão, com os investidores cautelosos após a cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Hanói, que terminou sem acordo e antes do previsto, com o cancelamento do almoço diplomático entre os dois e da cerimônia de encerramento – na qual era esperado que assinassem um termo de acordo.

Ao término das negociações no mercado da capital japonesa, às 17h locais de hoje (5h no horário de Brasília), a moeda norte-americana estava valendo 110,76 ienes, avanço de 0,38 iene em relação à cotação do dia anterior.

Cúpula encerra abruptamente
Em coletiva de imprensa antecipada após o fim inesperado do encontro, que durava desde a quarta-feira, Trump descreveu a cúpula como “produtiva”, mas confirmou que decidiu não assinar nenhum acordo, defendendo que “às vezes é preciso se retirar”.

Antes do abrupto fim do encontro, todos os sinais indicavam uma sintonia entre ambos. Trump chamou Kim de “grande líder”, enquanto o ditador norte-coreano declarou que não teria se encontrado com o presidente americano se não tivesse interesse na desnuclearização.

Porém, as declarações mudaram de rumo. “Não foi alcançado nenhum acordo neste momento, mas suas respectivas equipes voltarão a se reunir no futuro”, disse Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca em um comunicado.

Às 13h25 locais de hoje (1h25 em Brasília), Trump deixou o local da reunião com Kim, para se dirigir ao hotel onde está hospedado. Apesar do encerramento da cúpula sem um acerto, a porta-voz da Casa Branca descreveu como “muito boas” e “construtivas” as reuniões entre Trump e Kim.

Era esperada uma declaração que indicasse a desnuclearização da Coreia do Norte, avançando assim no processo que ganhou força após a primeira cúpula dos dois líderes, em Singapura, no ano de 2017.

Mediante isso, os mercados asiáticos tomaram uma postura maus cautelosa, à espera do desdobramento final da desastrosa cúpula.

MN – Mundo-Nipo
Fontes: Agência EFE | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
PokEmonDetetivePikachu Foto Reproducao Montagem MN

Primeiro filme live-action de Pokémon ganha novo trailer

Next Article
Menor bebe do mundo Foto reproducao NDTV

Nascido no Japão, menor bebê do mundo tem alta após 6 meses internado

Related Posts