Terremoto de magnitude 6,5 é sentido em várias regiões do Japão

Terremoto teve epicentro na costa de Mie (Kansai), mas foi sentido mais intensamente em cidades nas regiões de Kanto e de Tohoku.
Terremoto de 6.5 no Japao em 29 07 19 JMA Montagem MN.
Mapa mostra as áreas afetadas | Foto: JMA / Montagem MN

Um potente terremoto de magnitude 6,5 na escala Richter atingiu o litoral leste do Japão neste domingo (28), o que foi sentido em várias regiões do país, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, mesmo forte, o tremor não causou risco tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 03h31 locais de domingo (15h31 de sábado no horário de Brasília), com epicentro registrado no mar, em uma área chamada Nanto-oki, na costa da província de Mie, a uma profundidade de 420 quilômetros.

O tremor foi sentido mais intensamente em cidades nas regiões de Kanto (leste) e de Tohoku (nordeste), registrando intensidade máxima de 4 graus (médio) na escala japonesa, que vai de 1 até 7, na cidade de Marumori, na província de Miyagi, em Tohoku.

A magnitude na escala Richter (6,5) equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa (4) considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos a edificações ou relatos de pessoas feridas em consequência do forte tremor que, por sua vez, teve epicentro próximo ao sudeste do arquipélago, mas curiosamente foi mais sentido na região nordeste.

O Japão faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente, entre outros tipos de desastres naturais. Mediante isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Veja no site da JMA os dados completos do tremor, incluindo as cidades mais afetadas.

MN – Mundo-Nipo.com
Fonte: Japan Meteorological Agency.

Total
0
Shares
Previous Article
Camara Alta do Japao faz reforma para acomadar politicos deficientes Foto Kyodo

Japão inicia obras no Parlamento para acomodar políticos cadeirantes

Next Article
Pipoca congelada da Happy Labo Foto namba.keizai

Pipocas congeladas refrescam o verão no Japão

Related Posts