Japão condena estátua que sugere Abe se curvando ante ‘mulher de conforto’

Duas estátuas recém-inauguradas em um jardim botânico particular na Coreia do Sul aumentou o conflito nas relações Japão-Coreia.
Estátua de um homem se curvando diante de estátua de mulher de conforto na Coreia do Sul Foto Reprodução Yonhap compressed
Foto: Reprodução/Yonhap

O governo do Japão reagiu nesta terça-feira com indignação a uma estátua na Coreia do Sul que parece retratar o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ajoelhando-se e se curvando diante de uma “mulher de conforto”, um eufemismo para as mulheres forçadas a trabalhar como prostitutas em bordéis do Japão em tempos de guerra.

O secretário-chefe do gabinete e ministro porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, disse que, se relatos sobre a estátua em exibição forem verdadeiros, será um caso de violação “imperdoável” do protocolo internacional.

 “Se os relatos forem precisos, haveria um impacto decisivo nas relações Japão-Coreia”, disse Suga em uma coletiva de imprensa em Tóquio.

O chefe do jardim botânico particular que encomendou a obra disse que a figura ajoelhada pretende retratar qualquer pessoa que possa estar em condição de se desculpar formalmente pelo erro histórico, e não Abe em particular.

“Se essa pessoa for Abe, isso seria bom”, disse Kim Chang-ryul à Reuters.

Ele não previu que a estátua agravaria uma disputa diplomática já complicada, afirmou.

O site do jardim localizado no condado rural de Pyeongchang batizou a estátua de “Expiação Eterna”.

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul disse que pode haver um protocolo internacional para se levar em consideração, mas não quis comentar mais, dizendo se tratar de um gesto de um cidadão.

Estátua simbolizando mulher de conforto e outra sugerindo Shinzo Abe se curvvando no Jardim Botânico em Pyeongchang Foto Reprodução Yonhap compressed
Há relatos de que a estátua curvada assemelha-se ao primeiro-ministro Shinzo Abe | Reprodução/Yonhap

O tema das mulheres de conforto, a maioria coreanas obrigadas a trabalhar em bordéis japoneses antes e durante a Segunda Guerra Mundial, e a questão de as vítimas terem sido compensadas adequadamente ou não tensionam os laços bilaterais há tempos.

O Japão considera o tópico “final e irreversivelmente resolvido” por um acordo firmado em 2015 por Abe e pela então presidente sul-coreana, Park Geun-hye, por meio do qual o premiê pediu desculpas e prometeu um fundo de apoio às sobreviventes.

Mas o governo do atual presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, declarou o acordo falho, na prática anulando-o.

Estátuas semelhantes de meninas foram instaladas diante da embaixada japonesa em Seul em homenagem às mulheres.

As relações se exasperaram no ano passado, quando Tóquio adotou restrições à exportação de materiais de alta tecnologia para a Coreia do Sul depois que um tribunal sul-coreano ordenou que empresas japonesas paguem indenizações a coreanos forçados a trabalhar para elas durante a guerra.

Da Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Bandeira do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 25032016

Japão melhora avaliação econômica pelo 2 mês seguido

Next Article
Área chamada marco zero onde a bomba atômica em Hiroshima explodiu restou milagrosamente apenas uma edificação em pé Foto Domínio Público compressed

Justiça do Japão reconhece vítimas da chuva radioativa de Hiroshima

Related Posts