Japão emite alertas de evacuação por inundações; 3 pessoas morreram

Chuvas torrenciais inundaram várias áreas no sudoeste do Japão. Autoridades recomendaram o deslocamento de um milhão de pessoas.
Inundacoes no sudoeste do Japao Foto Kyodo
Reprodução/Kyodo

Atualizado em 30/08/2019

As autoridades japonesas emitiram alertas de evacuação para 670 mil pessoas diante de chuvas torrenciais e inundações no sudoeste do Japão, onde três pessoas morreram.

Em Shiga, um homem morreu quando seu carro foi arrastado pela água, enquanto um idoso morreu afogado em circunstâncias similares em Fukuoka, quando tentava salvar seu veículo da inundação, segundo as autoridades locais.

O porta-voz do governo japonês, Yoshihide Suga, revelou que outra pessoa em Saga se encontra em “parada cardiorrespiratória”, expressão utilizada no Japão para descrever uma morte não confirmada oficialmente por um médico.

A partir dos dados disponíveis, as autoridades locais determinaram a evacuação (voluntária) de cerca de 670 mil pessoas, e recomendaram o deslocamento de até um milhão de pessoas.

Os canais de TV exibiram imagens de bairros inteiros inundados por água e lama, com veículos quase totalmente submersos.

“O risco de desastre é extremamente elevado”, declarou em entrevista coletiva um funcionário da agência nacional de meteorologia.

“Observamos níveis inéditos de chuva nas cidades para as quais emitimos alertas especiais. É preciso adotar o máximo de precaução”, declarou o especialista Yasushi Kajiwara.

A região mais afetada é Kyushu (ilha do sudoeste), em particular os departamentos de Saga, Nagasaki e Fukuoka.

Com a Agência Agência AFP.

Total
0
Shares
Previous Article
Missil norte coreano Foto ABCNews

Japão afirma que Coreia do Norte lançou novo tipo de míssil

Next Article
Via Expressa Metropolitana de Toquio Foto Kyodo

Tóquio ajustará preço de pedágio na via expressa durante os Jogos de 2020

Related Posts