Japão eleva nível de alerta no vulcão Shindake após terremoto

O nível de alerta foi elevado no vulcão em Kagoshima por conta de um terremoto em grande escala registrado perto da cratera na noite anterior.
Erupção no Monte Shindake em janeiro de 2019 Foto Kyodo
Foto: Arquivo/Kyodo

O nível de alerta para um vulcão em uma ilha no sudoeste do Japão foi elevado nesta segunda-feira (28), após um terremoto em grande escala ter sido registrado perto da cratera na noite anterior, advertiu a Agência Meteorológica do Japão (JMA).

O vulcão no Monte Shindake, localizado na ilha de Kuchinoerabu, na província de Kagoshima, teve o nível ampliado para 3, de um total de 5 na escala de alerta vulcânico.

De acordo com a JMA, o nível 3 significa que as pessoas devem manter distância da montanha, mas não implica na evacuação imediata das povoações mais próximas.

A montanha teve uma série de erupções vulcânicas com fluxos piroclásticos em dezembro e janeiro, mas o nível de alerta foi reduzido de 3 para 2 em junho, visto que nenhuma erupção havia sido registrada desde fevereiro.

“Existe a possibilidade de ocorrer uma erupção de magnitude semelhante à de janeiro, quando os fluxos piroclásticos atingiram um ponto a 1,9 km de distância da cratera”, disse uma autoridade da JMA em entrevista coletiva hoje (28).

Mediante isso, a Agência alertou sobre queda de rochas e fluxos piroclásticos a 2 quilômetros da cratera.

Em maio de 2015, todos os residentes da ilha foram evacuados para a Ilha Yakushima, cerca de 12 km a leste de Kuchinoerabu, após erupções explosivas do vulcão que é localizado a aproximadamente 130 km ao sudoeste da cidade de Kagoshima.

Da Kyodo News / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com (MN).

Total
0
Shares
Previous Article
Chuvas torrenciais inundam leste do Japão Foto kyodo

Japão continua buscas por desaparecidos após chuvas torrenciais

Next Article
Pai cuidando de filho bebê Foto Switch Kosodate

Governo do Japão incentiva licença paternidade

Related Posts