Terremoto de magnitude 5,5 atinge o norte do Japão

O epicentro do tremor foi registrado a cerca de 80 quilômetros de profundidade na costa leste de Hokkaido.
Terremoto Imagem Mundo Nipo 900x615 otimizada
©Mundo-Nipo

Um terremoto de magnitude 5,5 na escala Richter atingiu neste sábado (28) a ilha de Hokkaido, no norte do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o tremor ocorreu às 11h51 locais (00h51 no horário de Brasília), com epicentro registrado a cerca de 80 quilômetros de profundidade na península de Nemuro, na costa leste de Hokkaido. A agência destacou que o tremor foi sentido em 17 das 47 províncias do Japão.

As cidades de Nakashibetsu e Nemuro foram as mais afetadas, atingindo a intensidade de 4 graus na escala japonesa, que vai até 7. O grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos pessoais, nem prejuízos materiais graves causados pelo terremoto. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) nas duas regiões.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

Fontes: Agência Kyodo | Agência Meteorológica do Japão

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Dilma Rousseff Foto Oficial Agencia Brasil 900

Dilma cancela viagem ao Japão

Next Article
Aquecimento Global Foto StockVault 900x550 otimizada

Satélite japonês detecta alta densidade de metano ao redor do planeta

Related Posts