Produção industrial do Japão recua pela primeira vez em três meses

O resultado sugere que a recuperação da terceira maior economia do mundo deverá acontecer apenas no ano fiscal de 2016.
Industria japonesa Foto Nikkei 900x600 28 12 2015 otimizada
Foto: Nikkei

produção industrial do Japão registrou em novembro a primeira retração em três meses, informou o governo do país nesta segunda-feira (28), indicando que a recuperação da terceira maior economia do mundo deverá acontecer somente no ano fiscal de 2016.

De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a produção industrial caiu 1% em novembro ante o mês anterior, com ajuste sazonal. O resultado veio pior que a expectativa de mercado, que estimava recuo de 0,6%.

Por outro lado, a indústria japonesa teve crescimento de 1,6% na comparação com novembro de 2014.

O relatório mostrou ainda que os estoques subiram 0,4% entre outubro e novembro, enquanto os embarques tiveram baixa de 2,5% na mesma base de comparação.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério mostram que os fabricantes japoneses esperam que a produção industrial registre um modesto crescimento de 0,9% em dezembro. A previsão para janeiro de 2016, no entanto, é que o índice de um salto de 6%.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

(Com agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Cristiano da Silva Imagem Reproducao YouTube size

Brasileiro faz 3 gols e coloca Kashiwa na semifinal da Copa do Imperador

Next Article
Consumidor japones Foto Yuya Shino 900x600 28 12 2015 otimizada

Clima ameno prejudica vendas no varejo do Japão em novembro

Related Posts