BC do Japão surpreende ao adotar política de juros negativos

Agora, a taxa de depósito que o banco central pagará para custodiar o dinheiro dos bancos comerciais será negativa em 0,1%.
Sede do Banco do Japão | ©Aflo Images
©Aflo Images

O Banco do Japão (BoJ, banco central japonês) surprendeu os mercados nesta sexta-feira (29) ao introduzir pela primeira vez, uma política de taxa de juros negativa, ampliando assim a sua já agressiva medida de estímulo monetário que visa reanimar a economia japonesa, atingida por uma inflação teimosamente baixa e  mercados financeiros turbulentos em meio a desaceleração do crescimento global.

De acordo com a agência de notícias Reuters, as ações asiáticas saltaram, o iene caiu e os títulos soberanos avançaram depois que o Banco do Japão anunciou que vai cobrar por uma porção das reservas deixadas pelos bancos na instituição, uma política agressiva que teve como pioneiro o Banco Central Europeu (BCE).

A aprovação da medida pelos membros do BoJ foi acirrada, com cinco votos a favor e quatro contra. Segundo analistas, o modelo adotado pelo Japão se assemelha ao que é atualmente usado pela autoridade monetária da Suíça.

A partir de agora, a taxa de depósito que o banco central pagará para custodiar o dinheiro dos bancos comerciais será negativa em 0,1%. Isso valerá para o que exceder as reservas legalmente exigidas. A taxa que vinha sendo aplicada pelo banco central anteriormente era positiva em 0,1%, segundo explicou mais cedo o jornal financeiro ‘Valor Economico’.

A medida tem como objetivo forçar os bancos a emprestar e, assim, baixar os custos do crédito na ponta, para estimular a economia e assim buscar a meta de inflação estável em 2% desejada pelo governo do primeiro-ministro ShinzoAbe, explicou o ‘Valor’ em sua publicação.

No comunicado, o banco central japonês alertou ainda que poderá aprofundar a taxa para baixo. “Vamos cortar os juros ainda mais em território negativo, se isso for considerado como necessário”.

Outra decisão desta sexta-feira foi antecipar o alcance dessa meta em seis meses, para o primeiro semestre do ano fiscal de 2017, a terceira mudança de prazo em um ano. A justificativa é que a queda dos preços do petróleo está dificultando o alcance da meta, conforme noticiou o ‘Valor’ citando a agência ‘Dow Jones Newswires’ como fonte.

O BC japonês também decidiu manter inalterado o seu programa de compra de ativos ao ritmo de 80 trilhões de ienes (US$ 673 bilhões) por ano. O conselho de política monetária da instituição votou a favor dessa decisão por oito votos a um.

A decisão do BoJ ocorre um dia após o ministro da Economia do Japão, Akira Amari, apresentar sua demissão do cargo para assumir a responsabilidade pelas alegações de que ele e seus assessores receberam suborno de uma empresa de construção.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Comerciais japoneses Imagem Reproducao Edicao MN

Os melhores comerciais japoneses em 2015

Next Article
Antimissil japones Type88 SSM Foto Wikimedia Commons 900x600 29 01 2016

Japão está em alerta diante de possível lançamento de míssil norte-coreano

Related Posts