Produção industrial do Japão tem primeira alta em três meses

Os números divulgados hoje amenizam, em parte, os recentes dados desapontadores sobre a inflação no país.
Industria japonesa Foto Creative Commons 900x600 29 02 2016
©Creative Commons

produção industrial do Japão subiu 3,7% em janeiro na comparação com novembro, com ajuste sazonal, o que representa a primeira alta do importante indicador após registrar três meses seguidos de retração, informou o governo do país nesta segunda-feira (29), indicando que o resultado reflete a melhora na produção de maquinários, semicondutores e equipamentos eletrônicos.

O resultado veio bem melhor que a expectativa de mercado, que estimava alta mediana de 3,3%. De acordo com o relatório preliminar do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI), a atividade da indústria japonesa avançou em 12 dos 15 setores analisados.

Os embarques industriais, principal medida para avaliar a demanda, aumentaram 0,4% entre dezembro do ano passado e janeiro de 2016, marcando o primeiro aumento em três meses, após queda de 1,8% no mês anterior. Enquanto isso, os estoques caíram 0,3% na mesma base de comparação, a primeira queda em três meses.

Segundo o ministério, a melhora nos embarques foi conduzida pela maior produção de maquinário para fabricação de componentes de dispositivos móveis, impulsionados pelo aumento na demanda para Taiwan e Coreia do Sul.

A produção de automóveis, de semicondutores e de equipamentos eletrônicos em geral também registrou alta. Entretanto, apesar da melhora do indicador, o governo manteve sua avaliação do mês anterior, dizendo que a produção industrial segue flutuante, “oscilado de maneira indecisa”.

Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério mostram que os fabricantes japoneses estimam que a produção industrial recue 5,2% em fevereiro e avance 3,1% em março. Em relação ao trimestre de janeiro a março, eles projetam um recuo mediano de 0,3%.

Os números divulgados hoje amenizam, em parte, os recentes dados desapontadores sobre a inflação no país, que pressionou o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe e gerou especulação em torno de novas medidas de flexibilização monetária por parte do banco central japonês.

A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.

(Com a Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Filmes As memorias de Marnie e O menino e o mundo

Brasil e Japão torcem por suas animações que competem hoje no Oscar

Next Article
Pessoas em um centro comercial emToquio Foto Kyodo 900x600 00 02 2016 02

Vendas no varejo do Japão caem mais que o esperado em janeiro

Related Posts