Índice de oferta de emprego no Japão é o mais alto desde dezembro de 1991

O mercado de trabalho japonês continua enfrentando falta de mão de obra em meio a uma crescente oferta de empregos.
Pessoas nas ruas em Toquio Foto Aflo Images 900x600 29 03 2016
Foto: Aflo Images

O número de postos de trabalho disponíveis no Japão atingiu o nível mais alto em mais de 25 anos, enquanto o índice de desemprego da população economicamente ativa do país recuou pelo quinto mês consecutivo, fixando-se em fevereiro em 3,3% a um ajuste sazonal, o que representa queda de 0,1 ponto percentual em relação ao mês anterior, informou nesta terça-feira (29) o governo do país, sinalizando que o mercado de trabalho japonês continua enfrentando uma persistente falta de mão de obra em meio a uma crescente oferta de empregos.

De acordo com dados preliminares do Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações, o número de desempregados em fevereiro situou-se em 2,13 milhões, o que representa um decréscimo de 130 mil em relação ao mês anterior e recuo de 5,8% em relação ao mesmo mês do ano passado.

Por sua vez, o número de pessoas empregadas aumentou pelo 14º mês seguido, fixando-se em 63,51 milhões, ou seja, o mercado de trabalho no Japão viu um acréscimo de 290 mil pessoas empregadas em fevereiro na comparação com o mesmo do ano passado, o que representa alta de 0,5% na base anual.

Dados separados do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social mostraram que a relação entre oferta de trabalho e candidato subiu 0,2 ponto porcentual, situando-se em 1,28 em fevereiro ante 1,26 em janeiro, ou seja, havia no país 128 vagas de empregos disponíveis para cada 100 pessoas em busca de trabalho no segundo mês do ano. O número representa o nível mais alto já registrado no país desde dezembro de 1991.

(Com agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Pessoas nas ruas de Toquio Foto AJW Images 900x600 atualizado 28 03 2016

Japão registra aumento alarmante de furtos cometidos por idosos

Next Article
Preços em mercado no Japão | ©iStock

Gastos das famílias no Japão sobem pela primeira vez em 6 meses

Related Posts