Sul do Japão é atingido por mais um forte terremoto

O epicentro registrado no centro da província de Oita e atingiu a forte intensidade de 5+ na escala japonesa.
Terremoto em 5 graus atinge Oita em 29 04 2016 Foto Reproducao JMA

Um terremoto de forte intensidade na escala japonesa atingiu nesta sexta-feira (29) a já debilitada região de Kyushu, no sul do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, na sigla em inglês), acrescentando que, apesar de forte, não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 15h09 locais desta sexta-feira (03h9 no horário de Brasília), com epicentro registrado no centro da província de Oita, a uma profundidade de apenas 10 quilômetros.

A agência diz que o tremor atingiu magnitude 4,4 na escala Richter e 5+ graus (forte) na escala japonesa,  que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro, enquanto a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra, ou seja, o tremor de hoje foi sentindo intensamente no solo.

Até o momento, autoridades locais não reportaram vítimas ou danos em construções causados pelo tremor. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de tremores secundários na região.

O forte terremoto de hoje ocorre em meio aos mais de “mil tremores” que têm abalado o sul do país nos últimos quinze dias, desencadeados por dois fortes sismos que atingiram a província de Kumamoto nos dias 14 e 15 deste mês, o que provocou desmoronamentos de várias construções e matou 49 pessoas, com uma ainda desaparecida até o momento, além de ferir mais de mil e deixar um número superior a 200 mil desabrigados, segundo dados reportados pelas autoridades locais e noticiados pela imprensa japonesa.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Golden Week Foto Stockvault 900x600 20 04 2016jpg

Feriado japonês Golden Week

Next Article
Industria japonesa Foto Reuters Kyodo 900x600 28 04 2016

Produção industrial do Japão se recupera e cresce 3,6% em março

Related Posts