Jato da Honda faz seu primeiro voo teste

Está cada vez mais perto de chegar ao mercado a aeronave que a Honda pretende dominar o mundo dos pequenos jatos.

Do Mundo-Nipo

Está cada vez mais perto de chegar ao mercado a aeronave que a Honda pretende dominar o mundo dos pequenos jatos para uso tanto comercial como particular. A empresa informou que os testes foram um sucesso e já planeja entregar o primeiro jato no início do próximo ano.

 

Jato da Honda N429-HA (Foto: Wikimedia)
A Honda, que já recebeu encomendas de mais de 100 jatos, prevê produzir anualmente entre 70 e 100 destas aeronaves (Foto: Wikimedia)

 

Em desenvolvimento há 10 anos, o jato, que faz parte da linha HA-420 da Honda, foi desenvolvido em Greensboro, na Carolina do Norte, com a marca japonesa apontando o próximo mês como prazo para a apresentação da versão final deste jato avaliado em US$ 4,5 milhões, conforme informou a revista portuguesa ‘Turbo’.

Desde 2006 que a marca japonesa tinha começado a aceitar encomendas, mas a crise dos últimos anos fez o projeto esmorecer, o que levou a uma diminuição da procura. Além disso, os motores que estavam sendo desenvolvidos em parceria com a GM não tiveram um bom desempenho, o que teve como consequência o aumento dos custos do projeto e o adiamento de sua conclusão.

Mas agora, os entraves foram totalmente superados e a conclusão do projeto finalmente aconteceu. A Honda informou que o primeiro jato da linha de produção voou os céus na Carolina do Norte, na última sexta-feira, afirmando que a aeronave funcionou corretamente, conforme noticiou a emissora pública ‘NHK’.

A Honda, que já recebeu encomendas de mais de 100 jatos, prevê produzir anualmente entre 70 e 100 destas aeronaves que comportam seis passageiros. A empresa afirma que pretende começar a entregar as aeronaves aos clientes após a obtenção de um certificado da Federal Aviation Administration (FAA), órgão norte-americano que controla todos os aspectos da aviação civil nos EUA.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Coreia do Norte dispara mais dois mísseis em direção ao mar do Japão

Next Article

Homem ateia fogo ao corpo em protesto no centro de Tóquio

Related Posts