Japão poderá ter a primeira mulher no governo de Tóquio

A ex-ministra de Defesa do Japão, Yuriko Koike, anunciou hoje que participará das eleições ao governo de Tóquio.
Yuriko Koike Foto Reproducao Shinichi Iizuka Asahi

A ex-ministra de Defesa do Japão, Yuriko Koike, anunciou nesta quarta-feira (29) que participará das eleições ao governo de Tóquio, tornando-se a primeira mulher política do país a concorrer ao cargo de governador da capital japonesa, o segundo de maior categoria do país, informou a agência de notícias ‘Efe’.

Koike, que fez parte do governo de Shinzo Abe em 2007, afirmou que quer “enfrentar o desafio” de concorrer a este pleito de 31 de julho após a renúncia do governador de Tóquio, Yoichi Masuzoe, pelo uso inadequado de fundos públicos.

A política de 63 anos, pertencente à formação governante Partido Liberal Democrático (PLD), é deputada da câmara Baixa japonesa e afirmou hoje em entrevista coletiva que pedirá o respaldo do PLD à candidatura – o partido ainda não se pronunciou.

Se alcançar o governo da Área Metropolitana de Tóquio, um cargo equivalente ao da Prefeitura, Koike governará uma das regiões cujo Produto Interno Bruto (PIB) está entre as 10 maiores economias do mundo e que conta com 13,5 milhões de habitantes.

Além disso, seria a encarregada de preparar a capital japonesa para receber os Jogos Olímpicos de 2020.

A presença de uma mulher na cena política do Japão, a terceira economia do mundo, é ainda reduzida com relação à de outros países desenvolvidos e inferior à de estados como Botsuana, Libéria e Gana.

No plano político, o governo japonês ainda precisa eliminar a discriminação contra a mulher no terreno laboral, onde sete de cada dez mulheres abandona definitivamente o mercado de trabalho após dar à luz.

Para isso o primeiro-ministro Shinzo Abe impulsionou o “Womenomics”, um plano que procura apoiar a integração das mães trabalhadoras, fomentar a natalidade no Japão e combater o desequilíbrio de gêneros nos postos de responsabilidade.

(Da Agência Efe)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Pessoas fazendo compras em Toquio Foto Reproducao WSJ Live

Crise derruba projeção de arrecadação de impostos do Japão em 2015

Next Article

Vendas no varejo do Japão recuam pelo terceiro mês seguido

Related Posts