BC do Japão decide expandir estímulo monetário

A expansão será através de um aumento nas compras de fundos de índices (ETFs).
Sede do Banco do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 28 03 2016
Foto: Creative Commons

O Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) decidiu expandir o estímulo monetário nesta sexta-feira (29), no que se configura no primeiro afrouxamento monetário adicional em seis meses, desde que o BC japonês adotou uma política de taxa negativa de juros em janeiro, em vista de impulsionar o crescimento e acelerar a inflação para a meta de 2 por cento.

A expansão será através de um aumento nas compras de fundos de índices (ETFs), sucumbindo à pressão do governo e dos mercados financeiros para uma ação mais ousada.

Sete participantes votaram a favor e dois contra a aquisição anual de fundos transacionados em bolsa, no valor de aproximadamente US$ 58 bilhões. O montante é praticamente o dobro do valor da aquisição atual do BC japonês.

A decisão de aumentar a liquidez do mercado faz parte dos esforços do governo do primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, para atingir a meta de uma inflação estável de 2% ao ano.

Os formuladores de políticas chegaram à decisão ao final de sua reunião de dois dias. Contudo, eles decidiram manter a meta da base monetária em 80 trilhões de ienes ( US$ 775 bilhões), assim como o ritmo de compras de ativos, incluindo títulos do governo japonês.

Também foi mantida a taxa de juros de 0,1 por cento que cobra de uma porção de reservas em excesso que as instituições financeiras deixam no banco central.

Fontes: NHK News Japan | Agência Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Sinalizacao de proibido fumar no Japao Foto Creataive Commons 900x600 min

Índice de fumantes no Japão recua ao menor nível desde 1965

Next Article
Carteiras de trabalho Foto Bruno Figueiredo

Brasil registra 11,6 milhões de desempregados no 2º trimestre

Related Posts